Encontro da Caravana das Margaridas reúne mulheres em Belo Horizonte (MG)

Nos dias 18 e 19 de agosto, aconteceu em Belo Horizonte (MG) o encontro “Diálogos Pedagógicos sobre Segurança Alimentar e Agroecologia na Perspectiva das Mulheres”, organizado pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado de Minas Gerais (Fetaemg) como parte das estratégias de construção da próxima edição da Marcha das Margaridas, prevista para 2023.

Será a 7ª edição da Marcha, que ocorre desde 2000 e conta com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) desde a sua fundação, em 2007. Ela é uma ação coletiva, que visa construir um projeto para uma sociedade brasileira sem violência, onde a democracia e a soberania popular das mulheres sejam respeitadas, a partir de relações justas e igualitárias.

O encontro integra a caravana de construção da próxima Marcha, que propõe nos estados iniciativas estratégicas centradas nos processos formativos de mobilização e multiplicação criativa de base protagonizados pelas mulheres do campo, florestas e águas.

CTB participa da construção da Marcha das Margaridas

O encontro contou com a participação de Vânia Marques Pinto, secretária de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG); de Celina Arêas, secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CTB; de Valéria Morato, presidente da CTB-MG e candidata a deputada estadual; de Katia Gaivoto, secretária-geral adjunta da CTB Nacional e também candidata a deputada estadual e de Vilson da Silva, vice-presidente da CTB Nacional.

Em sua fala, Celina fez um balanço da atual conjuntura nacional. “O objetivo da atividade foi destacar a importância da luta dos trabalhadores e trabalhadoras, especificamente das mulheres do campo”, destacou sobre o evento.

Com informações de Fetaemg