CTB participa do lançamento da 7ª Marcha das Margaridas de São Paulo. Evento acontecerá em agosto no DF

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), esteve presente no lançamento da 7ª Marcha das Margaridas de São Paulo, na sexta-feira (5), no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. O evento será realizado entre 15 e 16 de agosto, em Brasília. A Marcha das Margaridas é a maior mobilização das mulheres do campo na luta por melhorias de trabalho e políticas públicas.

O movimento foi originado e leva esse nome, em homenagem à Margarida Maria Alves, liderança camponesa que atuou na região do Brejo Paraibano, agreste da Paraíba. Trabalhadora rural, rendeira e a primeira mulher a assumir a presidência do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande (PB), Margarida foi brutalmente assassinada por latifundiários.

A representante da CTB-SP no lançamento, Heloisa Gonçalves, Secretária da Mulher Trabalhadora, avaliou o movimento feito pelas mulheres.
“Essa marcha tem 13 eixos que podemos resumir como a reconstrução do nosso país, da democracia participativa popular, o poder e participação política das mulheres, uma vida livre de todas as formas de violência, da proteção da natureza e meio ambiente e da alta determinação dos povos”, disse Heloisa.

O evento ocorre quatrienalmente (de quatro em quatro anos), e a expectativa é de mais de 200 mil mulheres compareçam a essa edição, no qual o tema será “A reconstrução do Brasil e pelo bem viver”.