20 de Abril, Dia Nacional de Luta e Concientização.

A CTB e as centrais sindicais brasileiras convocaram para o dia de hoje (20) o Dia Nacional de Luta e Conscientização. Entre as bandeiras que as centrais levantam destaca-se a elevação imediata do valor do auxílio emergencial para R$ 600,00.

Às 11 horas dirigentes das centrais promovem uma live sobre o benefício e a necessidade de elevar seu valor,

No folheto em que convocam a mobilização, que deve ser distribuído massivamente, as centrais argumentam que o Brasil ainda atravessa momentos terríveis de crises econômica e sanitária, caminhando a passos largos para a marca de meio milhão de mortos por covid-19.

“Por isto”, prossegue o texto, “conclamamos o Congresso Nacional para que tenha sensibilidade social e humanitária, colocando em votação e aprovando o auxílio emergencial de 600 reais mensais, até o fim da pandemia. No ano passado, com este valor, o auxílio ajudou milhões de brasileiros, sustentou o consumo de suas famílias, manteve a vitalidade da economia e salvou muitas empresas. O valor em vigência, de R$ 150 a R$ 375, não é suficiente para as despesas e o público alvo está muito reduzido. Exigimos 600 reais Já para todos que precisam deste amparo social.”

Constam na pauta de reivindicações das centrais:

VACINAS PARA TODOS CONTRA A COVID-19 E RAPIDEZ NA VACINAÇÃO;

DISTANCIAMENTO SOCIAL E LOCKDOWNS UNIFICADOS E ORGANIZADOS EM TODO O PAÍS;

AUXÍLIO-EMERGENCIAL DE R$ 600 MENSAIS PARA QUEM PRECISA, ATÉ O FIM DA PANDEMIA;

PROGRAMA DE PROTEÇÃO E MANUTENÇÃO DO EMPREGO E DA RENDA;

APOIO FINANCEIRO ÀS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS QUE GERAM EMPREGO;

SOLIDARIEDADE ÀS POPULAÇÕES SOCIALMENTE MAIS VULNERÁVEIS E COMBATE À FOME.