Servidores da saúde do Ceará estão em estado de greve

O Sindsaúde reuniu nesta sexta-feira, 24/01, entidades sindicais e servidores da saúde do Estado em assembleia para tratar sobre a implantação das ascensões funcionais e o pagamento da Gratificação por Desempenho Institucional, GDI.

Além dos servidores do nível médio da saúde lotados no HGF, Hospital do Coração, Hospital Mental de Messejana, César Cals, Albert Sabin, Samu,Hemoce e Lacen, participaram da assembleia o sindicato Mova-se e representantes de diversas entidades sindicais representativas de categorias do nível superior, tais como: enfermeiros(Senece), farmacêuticos(Sinfarce), odontologistas(Sindiodonto), assistentes sociais(Sasec) e nutricionistas(Sindnuce). O presidente da CTB no Ceará, Luciano Simplício, que também é servidor do Estado lotado no Hospital do Coração, também participou da assembleia e reforçou a necessidade de manter a mobilização da categoria.

Após esclarecer sobre o anúncio feito pelo secretário da saúde, Carlos Alberto Cabeto, na terça-feira, 21/01, para a atualização das ascensões funcionais, em atraso há quase uma década, e sobre a polêmica em torno do pagamento da gratificação por Desempenho Institucional, GDI, criado após a extinção da GITQ, os servidores puderam fazer perguntas e tirar dúvidas, que foram prontamente respondidas pelo assessor jurídico do Sindsaúde, Vianey Martins, e pela diretora Silvânia Lopes.

Os servidores demostraram insegurança com relação ao cumprimento das ascensões e temem sofrer mais perdas com a GDI, já que os valores que serão pagos ainda são desconhecidos. A categoria está sem reajuste salarial há dois anos.

Ao final, foram apresentados os encaminhamentos da assembleia. Acatando proposta apresentada pelo representante do Sindiodonto, Cleiton Magalhães, os presentes aprovaram a participação no ato que será realizado em frente ao Palácio da Abolição no dia 11/02 para cobrar o reajuste salarial. Também foi aprovado o estado de greve, com calendário de mobilizações nas unidades de saúde do Estado, apresentado pela presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, que segue:

6/02 (Quinta-Feira):  HOSPITAL CÉSAR CALS, às 6:30;
11/02 (Terça-Feira):  HOSPITAL ALBERT SABIN, às 6:30;
11/02 (Terça-Feira): MANIFESTAÇÃO NO PALÁCIO DA ABOLIÇÃO, às 9:00;
13/02 (Quinta-Feira): HOSPITAL SÃO JOSÉ, às 6:30;
18/02 (Terça-Feira):  HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA, às 6:30;
20/02 (Quinta-Feira):  HEMOCE, às 8:00;
21/02 (Sexta-Feira):  SAMU EUSÉBIO, às 7:00;
05/03 (Quinta-Feira):  ASSEMBLEIA DOS SERVIDORES DA SAÚDE NA SEDE   DO SINDSAÚDE, às 9:00.

Após as mobilizações, caso não ocorram avanços no atendimento das reivindicações dos servidores, a categoria aprovou a realização de uma nova assembleia, no dia 05 de março, para decidir sobre a paralisação dos servidores da saúde do Estado por tempo indeterminado.

Via SindSaúde Ceará