Junto a organizações de todos os continentes, CONTAG participa do Fórum Mundial Campesino

Começou ontem (06/02), oficialmente, o 7º Fórum Mundial Campesino (FMC), que está sendo realizado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), agência da ONU, em sua sede em Roma, na Itália. Até a próxima terça-feira, o FMC reúne lideranças campesinas de todo o mundo, que juntas em suas organizações representam milhões de agricultores(as) familiares, com a equipe do FIDA, representantes dos Estados membros da ONU e agências associadas, para debater sobre ações e projetos que impulsionem a agricultura familiar e aproximem mais os países de garantirem soberania e segurança alimentar para seus povos.

A CONTAG está representada nessa atividade pelo seu vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, que integra a delegação da COPROFAM, rede de organizações dos países do Mercosul presidida por Broch e que tem a CONTAG entre suas nove organizações membros.

Desde o ano passado, a COPROFAM vem trabalhando nas propostas que pretende levar para as discussões do Fórum Mundial, e uma das principais atividades de preparação foi a Conferência Regional de América Latina e Caribe do FRM, realizada em maio de 2019 no Uruguai, que teve como resultado a aprovação de muitos dos tópicos que a Confederação e outras organizações da região abordarão nos debates dos próximos dias.

O objetivo principal da COPROFAM ao apresentar essas propostas é que elas integrem o documento final de recomendações resultantes do Fórum. Este documento será apresentado no Conselho de Governadores do FIDA, evento que reunirá governos de todos os países membros da ONU poucos dias após o fim desta edição do FMC.

Reuniões prévias ao FMC

Desde o início desta semana, os dirigentes das organizações de agricultura da sociedade civil convidadas para o 7º FMC estão em Roma participando de uma série de reuniões preparatórias para o Fórum. Na terça-feira (4), estes trabalhos foram abertos com uma reunião do Comitê Diretor, composto por 11 redes de organizações, entre elas a COPROFAM, para revisar a agenda de trabalho da semana e destacar os momentos de intervenção da sociedade civil nos debates programados.

No mesmo dia, o presidente do FIDA, Gilbert Houngbo, recebeu as organizações em um almoço de trabalho, onde falou sobre os novos instrumentos que o FIDA pretende utilizar nos projetos futuros de agricultura familiar que pretende financiar junto aos governos dos países. Já na quarta-feira houve reuniões setorizadas por continentes na parte da manhã, e à tarde realizou-se uma plenária geral de todas as organizações, que encerrou esta etapa preparatória.

Próximas atividades em Roma

As tendências nas parcerias do FIDA com as organizações foi o primeiro tema apresentado no plenário, logo após a abertura oficial comandada pelo presidente Houngbo e pelos membros do Comitê Diretor. Nesta apresentação, o FIDA abordou sobre os projetos realizados em parceria com governos de vários países entre 2016 e 2019.

Na segunda parte deste primeiro dia, as organizações se dividiram em cinco grupos de trabalho, definidos por região, para alinharem as propostas finais que constarão nos relatórios que foram apresentados por cada região no plenário geral ao final da jornada. As propostas das redes latinas, que além da COPROFAM integram a CLOC – Via Campesina, o PDRR, entre outras, buscam mais envolvimento das organizações com os projetos do FIDA, visando melhores resultados para a base, e mais apoio efetivo do Fundo para as iniciativas das organizações para implementação do Plano Global de Ação da Década da Agricultura Familiar.

Hoje, os participantes aguardam a apresentação das propostas do FIDA, e uma resposta da administração do Fundo sobre o documento de propostas apresentado pelas organizações. Também estão programados os grupos de trabalho temáticos, que trabalharão cinco eixos:

– Mudança climática e agroecologia;

– Novos instrumentos do FIDA;

– A Década da Agricultura Familiar e o mapa da Conferência sobre Sistemas Alimentares 2021;

– Igualdade de gênero e liderança de mulheres na Agricultura;

– Juventude na Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A segunda metade do Fórum contará com eventos paralelos voltados principalmente para as organizações sobre diversos temas, e também contemplará momentos para que as organizações se reúnam com suas parceiras para tratar de agendas próprias.

Oficina autogestionada da COPROFAM

A COPROFAM terá um espaço no FMC para promover uma oficina em parceria com o Fórum Rural Mundial. O tema escolhido para esta atividade foi a Década da Agricultura Familiar, onde se abordarão os desafios, propostas e iniciativas das organizações para a implementação do Plano Global de Ação da Década, buscando também retirar dessa oficina recomendações que possam ser incluídas no Plano de Trabalho do FIDA. A oficina acontece no último dia do Fórum, 11, às 11h.

A CONTAG tem boas expectativas com relação aos debates que já começaram e com os resultados esperados. “Nossa Confederação participou ativamente da conformação da pauta de propostas que estamos apresentando aqui, e está muito alinhada com as organizações companheiras da COPROFAM e com as demais redes da América Latina e Caribe para incidir firmemente nos debates que estão acontecendo. O principal foco da nossa participação aqui é fazer com que essas propostas se tornem recomendações aos governos e, a partir disso, virem políticas públicas que chegarão à base, melhorando a vida de nossos agricultores e agricultoras por todo o Brasil, e também por toda a América Latina”, afirma o secretário Alberto Broch.

Via CONTAG