Inovação e perspectiva para a juventude trabalhadora: é lançada a CTB Jovem!

A CTB reuniu em São Paulo, nos últimos dias 17 e 18, cerca de cem jovens de 14 estados de todas as regiões do Brasil.

O Encontro Nacional da CTB Jovem, foi um importante marco para jovens trabalhadores do nosso país, num momento onde são penalizados diante a cruel realidade do desemprego e violência.

Com a participação de convidados como o Centro de Estudos e Memória da Juventude, o DIEESE e especialistas na temática, as mudanças no mercado de trabalho e como afetam a realidade dos jovens foi o principal alvo das discussões.

Esse momento foi marcado pela inovadora iniciativa de organização da CTB Jovem enquanto organização da juventude da classe trabalhadora. A entidade tem como objetivo aprofundar os debates sobre a relação entre a juventude no atual cenário político e econômico do Brasil.

Para a diretora de juventude da CTB, Luiza Bezerra, “A grande inovação do Encontro é a proposta de organizar jovens não só do mercado formal, como fazemos hoje, mas também pensarmos iniciativas para organizar a juventude que se encontra ou desempregada ou na informalidade. Para isso, estamos lançando um Ficha de Adesão à CTB Jovem. Qualquer jovem trabalhador poderá aderir e, assim, participar da CTB Jovem. Para tocar este trabalho, elegemos no Encontro uma Executiva nacional da CTB Jovem, com tarefas específicas, bem como uma Coordenação nacional, que é composta pela Executiva mais nossos Secretários de juventude das nossas federações e das CTBs estaduais.”

Luiza também relata os próximos desafios da CTB Jovem: “Ficaram definidos como próximos passos a organização de Encontros estaduais, nos moldes do nacional, no qual escolheremos as coordenações estaduais. É preciso também definir metas de Ficha de Adesão preenchidas em cada estado, para conseguirmos cadastrar um número significativo de jovens. Estamos seguros de que a CTB Jovem é a grande novidade do movimento sindical brasileiro e tem tudo para ser uma grande ferramenta para mobilizar e organizar a juventude trabalhadora.”

Conheça a coordenação nacional da CTB Jovem, eleita no encontro:

Comunicação: Fellipe Feliciano de Lima, Granduado em Comunicação Social – Habilitação em Radialismo Pela UFRN, Radialista, Secretário de Juventude da CTB/RN. Foi Dirigente da UMES/NATAL – (União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas) e da APES – (Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas). Atualmente é Assessor de Comunicação da PGE/RN.

Cultura e Esporte: Jeane Marques (Bahia), formada em História pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), estudante de Direito da Universidade Federal da Bahia. Funcionária do Banco do Nordeste do Brasil, diretora do Sindicato dos Bancários da Bahia e da Associação de Funcionários do Banco do Nordeste.

Estudante Trabalhador: Laura Rodrigues, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e trabalha na Hacklab.

Finanças: Gabriela Viana (Minas Gerais), Licenciada Plena em Física pela Universidade Federal do Pará. Foi Presidente do Centro Acadêmico de Física na gestão 2016/2017. No ano seguinte foi diretora de cultura na gestão 2017/2018 no Diretório Central dos Estudantes da universidade. Atualmente mora no estado de Minas Gerais onde atua no ramo da educação.

Formação: Beatriz Calheiro (Amazonas), Professora de História, atualmente diretora de Juventude Trabalhadora do SINTEAM e Presidenta da União da Juventude Socialista – AM. Também coordenou o Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE – AM, presidiu o Centro Acadêmico de História da UFAM (2011) e a União Estadual dos Estudantes – AM.

LGBT: Mayra Andrade Ferreira- Rio de Janeiro Estudante de Biologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Trabalha como Operadora de Telemarting na empresa Atento. Terceirizada do banco Itaú.

Movimentos Sociais: Anderson Guahy (São Paulo), secretário adjunto de comunicação e imprensa no Sintaema, diretor executivo da FENATEMA, trabalhador da sabesp desde 2009, do coletivo nacional e estadual da Frente Brasil Popular, do coletivo de comunicação da CTB nacional e estadual.

Mulheres: Luciane Severo (Rio Grande do Sul) – Secretária-geral do Sindicato de Sapateiros de Campo Bom. Membra do Coletivo Juventude da CTB RS.

Negros e negras: Vânia Marques Pinto (Bahia), agricultora familiar, educadora popular, foi secretária de formação e organização sindical da Fetag-Ba, mestra em Educação do Campo. Hoje está secretaria Geral da FETAG-BA e secretaria de políticas sociais da CTB Nacional.

Organização: Luiza Bezerra (Rio Grande do Sul), funcionária do Banco do Brasil, formada em Ciências Sociais pela UFRGS, tem Especialização em Estratégia e Relações Internacionais pela UFRGS, está dirigente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (FETRAFI/RS), e atual Secretária nacional de Políticas para a Juventude Trabalhadora da CTB.

Políticas Públicas para a Juventude: Rafael Borher (RJ), atua na Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho, é graduado em Engenharia da Produção e pós-graduado em Engenharia da Segurança do Trabalho. Trabalha na garantia de direitos com sindicatos de diversos setores, com foco nas universidades e no setor metalmecânico.

Relações Internacionais: Márcio Ayer (Rio de Janeiro), é presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, Miguel Pereira e Paty do Alferes, foi presidente do Grêmio Estudantil do Instituto de Educação Clelia Nanci (São Gonçalo). Começou atuar no movimento social a partir de 2000. Comerciário desde os 17 anos, atualmente estuda Gestão Pública na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Rurais: Marilene Faustino Pereira (Minas Gerais), trabalhadora rural, filha de assentados pelo programa de reforma nacional de reforma agrária, concludente curso de Ciências Sociais pela Unimontes, educadora popular pela Escola Nacional de Formação Política Síndical da Contag. Diretora do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Capitão Enéas, diretora de Políticas Agrária e Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, Secretária Estadual de Juventude da CTB Minas e adjunta da Secretaria Nacional de Políticas para a Juventude Trabalhadora da CTB.

Saúde da Juventude: Trabalhadora Niara Farias Torres (Ceará) Psicóloga Clínica e Jurídica, atualmente colaboradora na da Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP). Diretora dos Sindicato dos Psicólogos do Ceará – PSINDICE.

Coordenação nacional: Executiva + Secretários de Juventude Estaduais da CTB e das Federações (FEEB BA/SE, FitMetal, Fenafar, Fecosul, FETAGs)

Quer fazer parte da CTB Jovem?
Acesse o link para adesão

Confira, na integra, o documento final do Encontro: