Deputado Vilson da Fataemg debate PEC 196 com direção da CTB

O deputado Vilson Luiz da Silva, o Vilson da Fetaemg (PSB/MG), esteve em São Paulo nesta quinta-feira (5) para uma reunião com a direção da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) sobre a PEC 196, que altera o Artigo 8º da Constituição para instituir o pluralismo sindical, acabando com a Unicidade Sindical, norma que proíbe a criação de mais de um sindicato para representar uma mesma base no interior de um município.

O parlamentar, que também é presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg) e vice-presidente da CTB, hoje integra a Comissão Especial que vai analisar a proposta. Ele reiterou sua disposição de defender as opiniões da central classista nos debates em curso na Câmara Federal.

Defesa da Unicidade

A Executiva Nacional e o Conselho Político da CTB firmaram posição em defesa da Unicidade Sindical e de rejeição ao pluralismo, por entender que a permissão de criação de mais de um sindicato por base vai pulverizar, dividir e debilitar ainda mais o movimento sindical e a luta da classe trabalhadora, facilitando a obra de destruição das conquistas e direitos da classe.

“A Unicidade Sindical”, recordou Vilson da Fetaemg, “é uma bandeira que está na origem da fundação da CTB no Congresso realizado em 2007 na cidade de Belo Horizonte”. A experiência ensina que a unidade fortalece, ao passo que a divisão enfraquece.

Participaram da reunião o presidente da CTB, Adilson Araújo, o secretário de Relações Internacionais, Nivaldo Santana, o secretário de Políticas Sociais, Carlos Rogério Nunes, o vice-presidente da Fetaemg, Pedro Mário Ribeiro, o advogado e assessor do deputado, José Geraldo de Santana, e o jornalista e assessor da CTB, Umberto Martins.