CTB reúne Conselho Nacional para definir estratégia de luta contra Bolsonaro

Rumo ao 3º Conselho Nacional da CTB, que será realizado em Brasília nos dias 13 e 14 de dezembro, entidades estaduais reúnem lideranças da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em todas as regiões do país.

Com a crescente precarização e uberização dos postos de trabalho, combinado com a destruição de direitos e conquistas, o governo Bolsonaro amplia a subserviência aos grandes empresários e ao neoliberalismo ianque. Aposta ainda no total desmonte sindical para enfraquecer e frustrar a resistência dos trabalhadores. Prosseguindo com a orientação originária do golpe de 2016, que acabou com a contribuição sindical compulsória, agora o governo acena com o fim da Unicidade Sindical e a instituição do pluralismo, que visa a pulverização e desmonte das entidades sindicais.

Mirando o fim dos direitos e do trabalho digno, Bolsonaro avança com seu projeto antipopular, antidemocrático e antinacional. E a CTB permanece resistindo, conscientizando e mobilizando a classe trabalhadora para lutar contra o retrocesso e em defesa da democracia, da soberania nacional e da valorização do trabalho.

Neste sentido a direção nacional da CTB convocou para os dias 13 e 14 de Dezembro, em Brasília, o seu 3º Conselho Nacional, que vai debater iniciativas e medidas para fazer frente aos ataques e ameaças contra os trabalhadores e trabalhadoras.

Conselhos estaduais

Para a realização destes debates, as CTBs estaduais estão realizando também seus espaços de debate e formulação das ações políticas. Os Conselhos Estaduais reúnem toda a base de sindicatos filiada à Central e também elege os representantes que participarão do encontro em Brasília. Já foram realizados conselhos locais em Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, além de Bahia e São Paulo, que organizaram a atividade na última segunda-feira (4).

O presidente da CTB Bahia, Pascoal Carneiro, alertou durante a realização do Conselho Estadual baiano que “se for aprovada a PEC 171/2019 o movimento sindical corre o risco de ser extinto em 10 anos, em função da rigidez que se impõe aos sindicatos. As entidades terão que ter 50% + 1 de associados para representar e para negociar, isso vai acabar com a unicidade sindical e instituir a pluralidade, deixaremos de existir e passaremos a ser ONGs”.

Em São Paulo, além do Conselho Estadual da CTB foi realizado o Ato Nacional em Defesa dos Direitos, das Entidades Sindicais e da Justiça do Trabalho. O evento realizado no Sindicato dos Metroviários, debateu a importância da unicidade sindical e contou com a participação de representantes da NCST, CSB, CGTB e FST.

Confira aqui os próximos Conselhos Estaduais com data marcada:

AMAZONAS | 9 de Novembro
ESPÍRITO SANTO | 22 de Novembro
PARÁ | 22 de Novembro
RIO DE JANEIRO | 26 de Novembro

Confira aqui o texto-base que tem norteado os debates.