CTB participa de Encontro Mundial Contra o Imperialismo

Ocorreu entre os dias 22 a 24 de janeiro de 2020 em Caracas, capital da Republica Bolivariana da Venezuela, o Encontro Mundial contra o Imperialismo, sob o slogan “Pela Vida, Pela Soberania e pela Paz”.

O encontrou contou com a participação de uma delegação internacional originária de 75 países de todos os continentes, somando em torno de 300 delegados, além da participação de mais de 800 participantes venezuelanos oriundos do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela)  ligados ao movimento do campo e da cidade.

Foram três dias de intensos debates, com mesas abordando temas como Otan e as agressões militares do imperialismo no século XXI, desenvolvimento ambiental sustentável e a preservação da mãe terra;  o caminho de uma cultura descolonial para superar a dominação capitalista; a busca de um modelo econômico sustentável; o dilema Neoliberalismo x inclusão social, entre outros temas.

A CTB esteve presente participando ativamente dos debates e da mesa temática sobre o trabalho, onde pudemos coletar experiências de lutas dos trabalhadores em todas as partes do continente e a forte repressão que sofrem os companheiros sindicalistas que muitas vezes têm suas vidas ameaçadas ao defenderem os trabalhadores diante da sanha de lucro dos empresários.

É admirável a luta e resistência do povo venezuelano, que vem travando um embate muito grande contra o imperialismo. Os EUA impõe um terrível bloqueio econômico, busca desestabilizar o governo e jogar o povo contra, mas graças à elevação do nível de consciência política da população e envolvimento nas politicas sociais, partindo de suas organizações de base e comunas rurais. Apesar das carências provocadas pelo bloqueio o povo segue resistindo bravamente.

Em sua declaração final, o encontro apontou que o futuro da humanidade está em risco e a paz no planeta está ameaçada como resultado da politica de agressões econômicas e militares dos Estados Unidos e seus aliados.

A espécie humana sofre estragos ocasionados pela voracidade de um modelo de economia que em sua implantação suicida acaba com a natureza em troca da insaciável obsessão de maximizar os lucros. Essa é a lógica do capitalismo.

Agenda anti-imperialista

Ficou indicada a realização de encontros regionais durante 2020, articulados em um plano unificado de luta anti-imperialista

Também foi convocada uma jornada de mobilização e apoio à revolução bolivariana e contra o neoliberalismo no dia 27 de fevereiro (data de comemoração dos 31 anos da primeira insurreição em Caracas contra o neoliberalismo).

Na ocasião nós reunimos com o Vice-Presidente do PSUV, membro da Assembleia Nacional Constituinte e Chefe da Área dos Trabalhadores no Parlamento, Deputado Francisco Torrealba.

Por Rene Vicente, Presidente Estadual da CTB São Paulo