Três sindicatos de SP formalizam filiação e reforçam a CTB

Três entidades de classe de São Paulo formalizaram, nesta terça-feira (6), a filiação à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. As novas agremiações que reforçam o time da CTB são os sindicatos dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel-Campinas), dos Motociclistas (Sindimoto-Campinas) e dos Trabalhadores Gráficos de Campinas e região (STIG).

A adesão representa a integração com a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), com diálogo liderado pelo vice-presidente da CTB Bira Dantas. “A atualização da filiação das entidades à CTB é o coroamento da unificação realizada no 5º Congresso. A materialização da unidade que se consolidou em 2021”, definiu Bira.

Presidente do Stig-Campinas, Mococa (centro), com Bira Dantas (D) e Ronaldo Leite (E) da CTB | Foto: Divulgação/CTB

Conforme o secretário-geral Ronaldo Leite, foram assumidos compromissos para que as lutas dos sindicatos sejam incorporadas às batalhas da Central. “Com o Sindimoto, o presidente Edvaldo Queiroz levantou a demanda dos trabalhadores motociclistas. Boa parte deles atua por aplicativos de forma precarizada. Igualmente, a presidenta Vívian dos Santos, do Sintratel, apontou a necessidade de se avançar no debate do PL 447/2016. O projeto tramita no Senado e atinge os trabalhadores em telemarketing. Por fim, o presidente do Stig, Mococa, falou sobre a questão do fortalecimento geral dos sindicatos. Ele salientou que as centrais devem trabalhar para que o governo paute o debate sobre o fortalecimento dos sindicatos, que foram atacados pelas reformas trabalhistas nos governos Temer e Bolsonaro”, destacou o secretário.

Segundo Leite, ainda há 160 entidades filiadas formalmente à CGTB e o esforço de filiação consolida o crescimento da CTB. Em síntese, a Central já cresceu em 11% o número de sindicatos filiados só em 2022.