Trabalhadores da saúde saem às ruas em defesa do Piso Salarial da Enfermagem

Nesta sexta (9), trabalhadores da saúde saíram às ruas em diversas cidades do Brasil em defesa do Piso Salarial da Enfermagem, suspenso no início da semana por uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso a pedido da entidade patronal CNSaúde.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) marcou presença nas mobilizações.

No Rio de Janeiro (RJ), os protestos começaram em frente ao antigo prédio da Assembleia Legislativa (ALERJ) e seguiram até a Candelária, ocupando as principais ruas e avenidas da cidade. Estiveram presentes diretores do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Seguridade e Seguro Social (Sindsprev/RJ), filiado à CTB, além de representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ) e figuras políticas.

Foto: Sindsprev/RJ

Na cidade de Patos, na Paraíba, o ato teve início em frente a Prefeitura Municipal e contou com o apoio do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), filiado à CTB, do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PB) e de demais entidades de classe e movimentos sociais.

Foto: SINFEMP

STF analisa a lei do piso

Também nesta sexta (9) o STF iniciou, em plenário virtual, a votação sobre a manutenção ou não da suspensão do Piso Salarial da Enfermagem com base na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela CNSaúde.

O ministro Barroso, relator do caso, decidiu mais uma vez pela suspensão do piso. Ele acatou os argumentos da patronal, que afirma que o pagamento do piso é economicamente inviável e que a sua aplicação poderá acarretar em demissões em massa e no fechamento de leitos.

O prazo previsto para que os demais ministros da Corte apresentem seus votos termina no dia 16 de setembro deste ano.

Com informações de SINDSPREV-RJ e SINFEMP