Sintect-RJ homenageia luta dos carteiros e carteiras

Esta quarta-feira, 25 de janeiro, é o dia internacional do carteiro e da carteira. No Brasil, a data remonta a criação dos Correios (Correios-Mor) em 1663. Além do reconhecimento aos profissionais que, diante de todas as adversidades, cumprem o papel social de garantir o serviço postal para todo o país. O carteiro é essencial para o fortalecimento da integração nacional e é símbolo de um serviço público que respeita acima de tudo os cidadãos e as cidadãs.

As adversidades que os carteiros e carteiras passam hoje vão muito além das fugas dos cachorros mais nervosos, romantizadas por folhetins e poesias que remontam tempos longínquos. A categoria enfrenta políticos inescrupulosos que retiram de forma desumana seus direitos trabalhistas e sucateiam suas condições de trabalho. Nos últimos quatro anos lutaram incansavelmente contra a privatização dos Correios e foram exitosos. Em uma batalha épica, conseguiram barrar no Senado o projeto bolsonarista de privatização.

Os carteiros e carteiras enfrentam chuva e sol nas ruas e dentro de unidades, muitas delas em condições degradantes de trabalho, com forte calor ou destruídas pelas chuvas. Já nas ruas o medo da tempestade só é menor que o da violência. Assaltos são um cotidiano daquele profissional que não entrega apenas cartas, faz parte do sistema de logística que envolve, principalmente, o e-commerce, em franco crescimento no mundo.

O carteiro e a carteira no Brasil, em tempos de novo governo, lutam para voltar a ter o respeito da população, destruído com a gestão desastrosa dos últimos quatro anos. O Sintect-RJ tem muito orgulho dos companheiros e companheiras carteiros e carteiras e deseja muitas alegrias para todos nesta data tão especial.