Sindicato dos Bancários da Bahia comemora 88 anos de luta em defesa da categoria e do Brasil

O Sindicato dos Bancários da Bahia, filiado à CTB, está completando nesta quinta-feira 88 anos de fundação. Nasceu em 4 de fevereiro de 1933. Uma data que entrou para a história não apenas da categoria, mas do conjunto dos trabalhadores.

O SBBA adota uma ação sindical classista, que vai bem além das questões corporativas, pois tem compromisso com a defesa do Estado democrático de direito, luta por uma política econômica inclusiva, por liberdades e direitos humanos,

Os bancários baianos sabem que podem contar com o SBBA. Nesses 88 anos, o Sindicato da Bahia já provou estar ao lado do bancário, garantindo vitórias e impedindo injustiças. Por isso, ser sindicalizado é optar por fortalecer a luta.

Para além da defesa dos direitos da categoria, através de diversos departamentos, o Sindicato atua em prol dos bancários por meio de convênios, eventos culturais e esportivos, mais atendimento jurídico e orientação à saúde.

Para exemplificar, em 2020, mesmo em um ano adverso por conta da pandemia, o Sindicato garantiu importantes vitórias na Justiça. Entre processos individuais e coletivos, foram pagos R$ 14.622.805,00, beneficiando 660 bancários. É o SBBA assegurando a proteção da categoria contra o abuso dos bancos.

Na história do Brasil

É preciso salientar que a trajetória do Sindicato dos Bancários da Bahia se mistura com a história dos trabalhadores brasileiros por liberdades e direitos. A ação do SBBA se baseia na concepção do sindicalismo classista, que não se resume aos interesses corporativos da categoria. Atua pela construção de uma ordem política e econômica capaz de garantir igualdade de oportunidade e bem estar para toda sociedade.

Ao longo de quase um século de atividade, o Sindicato foi fundamental na conquista de direitos importantes como jornada de 6 horas, piso salarial, gratificação semestral, liberdade de organização sindical, enfim na defesa da categoria nos planos político e jurídico, em todos os momentos, como tem acontecido agora na pandemia.

Mas, o SBBA também tem marcado presença na defesa do Estado democrático de direito, da soberania nacional, da autodeterminação dos povos, do meio ambiente, dos direitos humanos, civis e por um plano nacional de desenvolvimento sustentável. Um Brasil brasileiro.

Fonte: O bancário