Sindicato cobra da Ford proposta de Plano de Saúde para trabalhadores

O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari realizou nesta quinta-feira (25) mais uma rodada de negociações com a Ford sobre uma justa indenização para os operários da multinacional norte-americana que decidiu fechar suas empresas no país, incluindo a planta de Camaçari.

A pauta da reunião foi um Plano de Saúde para os trabalhadores que a empresa prometeu mas até o momento ainda não apresentou.

Além das verbas rescisórias devidas aos funcionários, a Ford, com o fechamento da única montadora da Bahia, causa uma série de prejuízos incalculáveis no mercado de trabalho não só de Camaçari, mas de toda Região Metropolitana de Salvador.

Temos o problema do desemprego em massa de milhares de pais e mães de família que dependiam diretamente do trabalho na montadora para sobreviver associado a um efeito cascata no município com o extermínio de diversas atividades que também existiam em função da montadora, instalada há 20 anos na cidade.

O fechamento inesperado da fábrica pegou todos de surpresa e com certeza vai dificultar a reinserção dos milhares de trabalhadores no mercado de trabalho, tudo isso em meio a um grave ambiente de crise econômica, social e sanitária, com alto índice de desemprego na sociedade.

O Sindicato cobra maior agilidade nas negociações e pleiteia que a empresa apresente uma proposta viável, que contemple o pagamento de um valor fixo, mais salários adicionais por ano trabalhado e extensão do plano de saúde.