SINDFEPA, do Pará, conquista plano de carreira

O Sindicato das Fundações e Autarquias do Estado do Pará (SINDFEPA), filiado à CTB, conquistou a criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os servidores públicos, após anos de tentativas de negociação com o Governo Estadual. 

“Finalmente avançamos na criação do plano e conseguimos sua aprovação”, comemora Kleofas Dias, presidente do SINDFEPA. O plano de carreira está contabilizado no orçamento de 2023 e irá para votação na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) no dia 30 de setembro, com prazo para análise pelo plenário até o dia 30 de dezembro. 

O novo PCCR prevê sua reestruturação e a do plano da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEP) com melhorias salariais, como a criação de um piso acima do salário mínimo, progressão de carreira a cada 4 anos e possibilidade de aposentadoria de acordo com o tempo de contribuição.

“Há anos lutamos por esse plano, que agora se tornou realidade e trará um aumento considerável na renda dos trabalhadores. Foi uma festa na categoria”, avalia Kleofas. Para os próximos passos, o Sindicato espera a implantação do plano e o início dos pagamentos atualizados já no próximo ano.