Operários da construção civil da Bahia fecham campanha salarial com vitória

A assembleia geral virtual da Campanha Salarial 2021 dos trabalhadores (as) da construção, realizada pelo SINTRACOM-BA e FETRACOM-BASE, realizada segunda-feira (08/02), às 18:30h,  aprovou por unanimidade o reajuste de 5,45% com correção integral da inflação (INPC/IBGE), que serão pagos em duas parcelas: 3,45% a partir de 1º de janeiro; e 2% a partir de 1º de maio.

Além disso, garantimos: a manutenção do aviso prévio indenizado; vigência da CCT (Convenção Coletiva do Trabalho) por dois anos; e correção das demais cláusulas econômicas com o percentual de 5,45%, a partir de 1º/01, inclusive cesta básica, ticket alimentação e outras.

O pagamento das diferenças relativas ao mês de janeiro deve ser efetuado juntamente com a folha de pagamento de competência fevereiro/2021, através de abono.

O presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva, fez a abertura da assembleia e em seguida o presidente da FLEMACON-BASE, Edson Cruz explicou que “a negociação aconteceu num momento muito difícil para os trabalhadores (as), já atingidos com os retrocessos das reformas trabalhista e previdenciária, e agora enfrentam mais dificuldades com a atual conjuntura econômica e política, a pandemia e um presidente da República negacionista”.

Ele ressaltou que a luta foi dura: “O patronal insistia em retirar nosso aviso prévio indenizado, mas nós (SINTRACOM-BA e FETRACOM-BASE) ficamos firmes e alegamos que, para fechar o acordo com a reposição da inflação, tínhamos que garantir também a manutenção da CCT por dois anos, até 31/12/2022, e não abrimos mão do aviso prévio indenizado”.

O diretor do SINTRACOM-BA, Raimundo Brito, disse que não esperava que os patrões fizessem qualquer tipo de acordo e de forma antecipada com reajuste pelo total da inflação do período e a renovação da CCT por dois anos: “Isso demonstra como é importante a sindicalização. Os patrões preferiram renovar a CCT do que comprar briga com os trabalhadores (as) e com um Sindicato combativo, como é o nosso SINTRACOM-BA”.

O presidente Carlos Silva colocou a proposta em votação e ela foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores (as) participantes. A assembleia virtual foi realizada pela plataforma digital Zoom e também publicada ao vivo através do Facebook do SINTRACOM-BA.

Os patrões também aprovaram o acordo em assembleia virtual do Sinduscon, realizada na manhã de hoje (09/02).

Vitória dos trabalhadores (as)!