No Pará, novos sindicatos recebem a Carta Sindical e avançam na luta trabalhista

Dois sindicatos no estado do Pará receberam o registro sindical neste primeiro semestre de 2022. A conquista fortalece a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, e permite às entidades avançar rumo a mais avanços, direitos e garantias para a classe trabalhadora.

O Sindicato dos Bombeiros Civis do Estado do Pará (SINDBCPA), e o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Óbidos (STPMO), receberam a Carta Sindical. Ambos são ligados à CTB.

Para o presidente do SINDBCPA, Everaldo Trindade da Silva, a chegada da Carta Sindical foi “uma grande conquista porque nós vínhamos lutando atrás desse registro sindical há oito anos. O registro proporciona um leque de oportunidades e melhorias. O Pará era desassistido em relação a uma entidade sindical que representasse especificamente os bombeiros civis. Nossos anseios e desejos eram muitos, mas como não tinha um sindicato exclusivo, não tinha ninguém para lutar pela categoria. Essa conquista é uma satisfação imensa para todos nós, porque com ela será possível unir a categoria, e nortear novas conquistas”.

Dirigentes do Sindicato dos Bombeiros Civis do Pará em ato

O presidente da CTB Pará, Cleber Rezende, também comemorou a vitória: “Para nós da CTB Pará é fundamental os Sindicatos estarem enraizados entre a classe trabalhadora representada, participando das lutas específicas e gerais por melhores condições de vida, trabalho, salários e por uma sociedade mais justa com direitos e conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras, no entanto, o aspecto da legalidade junto ao Ministério do Trabalho e Emprego é uma exigência das autoridades do Estado, assim, a conquista do Carta e Registro Sindical para os sindicatos SINDBCPA e STPMO representa um avanço na organização das entidades representativas dos trabalhadores bombeiros civis do Pará e dos trabalhadores servidores públicos do Óbidos, que celebramos juntos essa conquistas e saudamos os presidentes Everaldo Trindade e Érison Campos, pela persistência e determinação nessa luta, parabéns”.

Segundo Cleber, a CTB acompanha os sindicados de bases para regularização das entidades, e também nas lutas sindicais do dia-a-dia. “No caso do Sindicato dos Bombeiros Civis do Estado do Pará – SINDBCPA, estamos juntos desde a fundação e no processo de sua regularização e a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Óbidos – STPMO é mais recente, na luta pela Carta Sindical.  Articulamos e participamos, em outubro, de uma reunião com os senhores Mauro Rodrigues de Souza – Subsecretário de Relações do Trabalho, Joatan Batista – Coordenador-Geral de Registro Sindical e José de Ribamar – Coordenador Técnico de Registro Sindical, com a Assessoria Jurídica da CTB-PA, o Dr. João Victor Geraldo – Escritório J. J. Geraldo e os presidentes dos sindicatos interessados na Carta Sindical. Momento de orientação e eliminações de dúvidas nesse processo”.