FSM realiza pré-congresso de bancários e ramo financeiro

Realizou-se nesta quarta feira (5) o Pré-congresso de Sindicatos de Bancários(as), Seguros e Ramo Financeiro da Federação Sindical Mundial por videoconferência.  A reunião contou com a Presença de  C. H. Venkatachalam, Secretário Geral das Associações de Empregados(as) em Bancos de Toda Índia,  e representações da África, Ásia, Europa e América Latina.

A Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil foi representada pelo bancário da base Paulo Vinícius da Silva, o PV, Secretário Nacional do Trabalho da CTB, que elaborou uma apresentação a partir da experiência do DF e da participação e das contribuições da Coordenação do ramo Financeiro, mas que foi de sua elaboração.

Leia o relato do PV:

Tivemos a oportunidade de ouvir de representantes dos trabalhadores(as) do ramo financeiro de todo o mundo uma série de problemas semelhantes que afetam a classe trabalhadora em todo o mundo. A reunião denunciou a brutal repressão à paralisação nacional das centrais sindicais na Colômbia que obrigou à retirada do projeto de Reforma Tributária pelo governo assassino de Ivan Duque, que tem promovido um banho de sangue no país, auxiliados pelos paramilitares, primeiro comprometendo o Acordo de Paz, e agora investindo contra a população civil com uma impiedade que já conta com dezenas de mortos.

Na Nigéria, Saji Oluwole contou das dificuldades que associam a pandemia e o terrorismo fundamentalista no país e os riscos vividos pelos(as) bancários(as) no setor financeiro do país. Todas as falas mencionaram a essencialidade do trabalho bancário e os riscos envolvidos à saúde.

Propus construir um enlace de notícias do Ramo Financeiro da FSM, porque as dificuldades vividas são dramáticas e de interesse público. É importante, desde Marx na AIT, o compartilhamento das lutas, vitórias e dores da classe trabalhadora. Mas no Ramo Financeiro, pelo papel do capitalismo e do rentismo financeiro parasitário, a denúncia da exploração dos bancos sobre o povo é fundamental para contactar sindicatos que também vão poder divulgar as suas lutas, e assim ampliaremos as ligações entre os bancários(as) no movimento internacional.

Denunciamos o genocídio do capitalismo contra os trabalhadores(as) no Brasil e no mundo e mencionamos a importância da visibilidade e da voz das mulheres bancárias e de sua luta contra o capitalismo, o machismo e a tripla jornada, agravada com o Teletrabalho. E enviamos nossa solidariedade aos povos Colombiano e Indiano que enfrentam o Covid e a Direita, assim como ao povo Brasileiro sob o jugo de Bolsonaro.

A reunião acatou por unanimidade a proposta do camarada CH Ventakachalan – Índia de constituirmos um comitê internacional para preparar o Congresso da TUI – BIFU, reunindo o Ramo Financeiro da FSM e avançar na mobilizaçao e na execução prática do Congresso nas circunstâncias atuais. A CTB Brasil, que tem a Vice-Presidência da TUI BIFU com o camarada Eduardo Navarro, e a Central de Trabalhadores de Cuba ficarão a cargo da mobilização na América Latina. Nossa participação foi muito valorizada pelo camarada CH Ventakachalan em seu informe. Complementaremos as informações com a relatoria da WFTU. O PAME da Grévia também comporá o grupo de trabalho operativo, desde a sede da FSM, na Grécia.

Viva a FSM!

Trabalhadores e Trabalhadoras de todos os países, uní-vos!

Se inscreva no nosso canal no YouTube /TVClassista

Compartilhar: