Fitmetal completa 12 anos de resistência: vida longa à Federação dos Metalúrgicos

A Federação Interestadual dos Metalúrgicos (Fitmetal), completa neste mês de junho, 12 anos de luta e resistência em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.

Neste período de crise que o país atravessa, e diante da encruzilhada eleitoral de 2022, a Fitmetal não titubeia ao afirmar que estará ao lado da classe trabalhadora, defendendo os interesses populares.

“A 130 dias das eleições 2022, a Fitmetal reforça a diretiva de nosso 3º Congresso, que destacou a centralidade da disputa eleitoral na pauta da categoria metalúrgica. A reindustrialização da economia, o crescimento sustentável e duradouro, a reconstrução do país, a retomada de empregos e direitos – tudo isso passa pela derrota de Jair Bolsonaro e de seu governo de destruição nacional. Na Carta de Minas Gerais – a resolução política do 3º Congresso –, nossa Federação formalizou o apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva a presidente. Além disso, ressaltamos a importância de ampliar as “bancadas sindicais” nos parlamentos”, diz um editorial da Federação publicado recentemente.

Para além da batalha eleitoral, a Federação segue defendendo os direitos e garantias de seu quadro de trabalhadores e trabalhadoras. “No âmbito sindical, além de importantes campanhas salariais em nossas bases (como Rio de Janeiro, Bahia, Jaguariúna, Minas Gerais e Caxias do Sul), nossas atenções se voltam para uma estratégica eleição: a do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, que inclui a histórica base de Volta Redonda, berço da Companhia Siderúrgica Nacional. A Fitmetal apoia e constrói a chapa “A Hora da Mudança”, da CTB/Conlutas, que pode derrotar a atual direção pelega e decadente da entidade. A chapa da oposição é ampla, combativa e, acima de tudo, respaldada pelos trabalhadores. A eleição ocorre em 21, 22 e 23 de junho. É fundamental que nossas entidades colaborem, na medida de suas possibilidades, com apoio financeiro e deslocamento de dirigentes, sobretudo nos dias da votação”.

Diante da pobreza, desemprego e fome, que formam o quadro de desalento do Brasil de Bolsonaro, a Fitmetal se integra à Campanha contra a Carestia que vem ganhando todo o país.

Pelo seu papel na luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos e empenho na reconstrução do Brasil e fortalecimento do campo popular, a CTB saúda a Fitmetal neste aniversário de 12 anos, e deseja vida longa à Federação.

Assista à live de 12 anos da Fitmetal na íntegra acessando o seguinte link:

https://fb.watch/dDhqhkk96-/