FINDECT participa de reunião internacional sobre organização sindical do setor logístico

A FINDECT participou nos dias 26 e 27 de abril de reunião internacional sobre a organização sindical dos trabalhadores da DPD Geopost, braço logístico da Estatal Francesa La Poste. A empresa pública francesa vem ampliando sua atuação internacional e para isso vem adquirindo empresas em diferentes países. No Brasil, a DPD Geopost adquiriu a empresa logística Jadlog.

Infelizmente, a atuação desta empresa não vem respeitando os direitos dos trabalhadores, se utilizando de subcontratação e de precarização do trabalho em todos os países em que ela atua e no Brasil não é diferente. Conscientes de que para combater esta relação precária destes trabalhadores é necessária uma ação internacional articulada, a FINDECT se somou a sindicatos de outros países que compõem a UNI Postal para organizar a chamada Aliança Global DPD Geopost.

Cornélia expressou solidariedade à luta dos Ecetistas

A reunião da Aliança Global da DPD Geopost foi realizada na cidade de Bruxelas – Bégica e teve a participação de representação de sindicatos dos seguintes países: França, Portugal, Irlanda, Suíça, Indonésia, Espanha, Reino Unido, Bélgica e Brasil. A FINDECT Brasil foi representada por seu vice-presidente Elias Cesário (Diviza) e pelo secretário de relações internacionais Ronaldo Leite, que também é Secretário Geral da CTB. As despesas de passagem e hospedagem dos representantes da FINDECT foram custeadas pela UNI Postal e Logística.

A Aliança DPD Geopost terá por objetivo articular internacionalmente a luta dos trabalhadores das empresas que compõem este grupo contra a precarização do trabalho a que estão submetidos.

Segundo o Secretário de Relações Internacionais da FINDECT, Ronaldo Leite, mesmo sendo fazendo parte de uma Estatal Francesa, a DPD Geopost não garante minimamente o direitos dos trabalhadores e terceiriza sem limites, dificultando a organização sindical e limitando os direitos dos trabalhadores, que ficam expostos ao trabalho precário.

A FINDECT aproveitou a reunião para denunciar as tentativas do governo Bolsonaro de privatizar os Correios no Brasil. O Vice-presidente da FINDECT entregou documento de apoio a luta dos ecetistas para a Diretora Mundial da UNI Postal e Logística, Cornélia Berger, que se solidarizou à luta dos trabalhadores dos Correios em defesa de um Correio Público e de qualidade.

Cornélia reafirmou o apoio da UNI e também informou que o tema da importância dos Correios Públicos será objeto de discussão da 6º Conferência da UNI Américas Postal e Logística, que se realiza nos dias 12 e 13 de Setembro no Rio de Janeiro – Brasil – e reunirá representantes dos trabalhadores de vários países das Américas.

Para o Vice-Presidente da FINDECT, Elias Diviza, é necessário denunciar a tentativa de privatização dos Correios em todos os eventos que a nossa Federação participa, angariando apoio de personalidades, dirigentes sindicais e do povo em defesa dos Corrreios. Só desta forma iremos garantir a vitória contra a privatização.

Por Ronaldo Leite