FETRAM PB define plano de luta e elege nova direção em 4° Congresso Estadual

Servidores públicos municipais da Paraíba participaram no último sábado (27), do 4° Congresso Estadual da Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba (FETRAM), com o tema “Avançar no Trabalho de Base e na Formação Sindical”. Delegados e delegadas presentes, discutiram e aprovaram o plano de luta, como também elegeram a nova Diretoria e Conselho Fiscal para um mandato de 4 anos.

A FETRAM é filiada à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), e fará parceria com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), visando fazer o Planejamento Estratégico Situacional e cursos de formação sindical (PES).

Os temas em debate foram: A legalização dos sindicatos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, a luta pelo cumprimento do Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias, o piso dos profissionais do magistério, a luta pela implantação e pagamento do piso Nacional da Enfermagem, foi destaque no referido Congresso.

Foi discutido também, uma ampla campanha de filiação de servidores aos sindicatos e a luta pela implantação da insalubridade para os servidores de apoio, especialmente as auxiliares de serviços, merendeiras, garis, coveiros e demais categorias que trabalham em locais insalubres e não tem esse direito de acordo com a NR- Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego. A Periculosidade (NR16), para os vigias e vigilantes, além do adicional noturno, será pauta dos sindicatos em cada Município.

No final a nova diretoria e o conselho fiscal foram eleitos, ficando à frente da entidade a Professora Alcicleide Lacerda, do Sindicato dos Funcionários em Educação de Piancó e Região. “Quero aqui agradecer a confiança de todos e reafirmar o compromisso de lutar juntamente aos Sindicatos filiados a nossa federação”, disse Alcicleide.

O vice-presidente da CTB-PB, vereador e sindicalista Zé Gonçalves (Patos), destacou o avanço e a organização dos trabalhadores e trabalhadoras no serviço público na Paraíba e a importância do trabalho da FETRAM-PB junto aos sindicatos filiados. “Temos agora uma federação para fortalecer os sindicatos em cada Município e, a CTB no Estado. O trabalho classista e de luta nos diferencia no Estado. Precisamos fazer a formação sindical. Como diz o CES: Sindicalista que se forma, transforma. Esse nosso compromisso”, afirmou Gonçalves.