Dirigentes sindicais são estimulados a pensar sobre os desafios da atualidade em curso de formação sindical

Em Aracaju, cerca de 40 dirigentes sindicais do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (FEEB BA/SE) fizeram Curso de Formação Sindical, em parceria com o Centro de Estudos Sindicais (CES). A capacitação foi realizada nos últimos dias 26 e 27 de maio.

A liberação de dirigentes sindicais para participação de cursos ou encontro sindicais é uma conquista da categoria, prevista na cláusula 8ª, da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT/Bancária). “Com a Cláusula 8ª, garantirmos a presença de boa parte dos dirigentes no curso. É fundamental a formação de consciência política, para que percebamos que como agentes de mudança e de construção de uma sociedade melhor, mais inclusiva, precisamos de estar preparados desse nosso papel.”, destacou Ivânia Pereira.

Uma das aulas do curso teve como palestrante a mestra e doutora em Ciência Política, Ana Prestes Rabelo, que abordou o tema “A Relação Estado, Partido e Sindicato” e sobre a “Integração da América Latina e Movimentos Sociais e Sindicais”. “Uma das tarefas primordiais de qualquer sindicato é a formação dos seus sindicalizados, é a partilha da informação e dos acúmulos que nós temos tanto do ponto de vista histórico da origem dos sindicatos quanto da formação econômica, social e política construída ao longo da humanidade, em especial nos quatro, cinco séculos, período que moldam o nosso tempo. Mas, é fundamental que qualquer processo de formação tenha continuidade, que não seja algo episódico, eventual, porque do contrário esse conhecimento se perde no tempo”, disse Ana.

Sobre a essencialidade da formação político-sindical, o diretor Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Minas Gerais (CTB-MG), Adelmo Rodrigues, advertiu que não há um manual para sindicalista: “É a formação que vai permitir aos dirigentes sindicais ter uma base para dar respostas aos desafios postos e fortalecer a luta dos trabalhadores”. No curso, o dirigente nacional da CTB abordou as “Concepções Sindicais” e “Como fazer Análise de Conjuntura”.

O diretor de Formação do SEEB/SE, Adelmo Rodrigues afirmou que os espaços de formação terão continuidade. “O SEEB/SE está construído uma nova agenda de cursos, para dar continuidade a essa tarefa. Em 2022, o SEEB/SE realizou curso sobre os conceitos do sindicalismo classista e do método de análise “Materialismo Histórico e Dialético”, para entender, problematizar e dar respostas as demandas atuais. As sessões estimularam a reflexão sobre a formação política sindical; transformações do mundo do trabalho e conjuntura política e econômica”, finalizou o diretor.

Informações: Déa Jacobina Ascom do SEEB/SE