Dieese: 67 anos ao lado do movimento sindical

Fundado por iniciativa de alguns sindicalistas no dia 22 de dezembro de 1955, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), está completando 67 anos de fecunda e preciosa assessoria às lutas das entidades sindicais por dignidade e melhores condições de vida para a classe trabalhadora brasileira.

Financiado pelos sindicatos, federações, confederações e centrais trabalhistas, o órgão produz estudos e estatísticas sobre as condições de vida da classe, dissecando as particularidades do trabalho da mulher, negros, jovens, a evolução dos preços da cesta básica em 17 capitais, o acompanhamento das negociações coletivas das categorias profissionais associadas, entre outros temas.

Desmascarando a ditadura militar

Participa, destacadamente, nos grandes encontros e assembleias unificadas do movimento sindical, como as conferências nacionais da classe trabalhadora (Conclats) e nas batalhas políticas recorrentes no Congresso Nacional, bem como na elaboração da Agenda da Classe Trabalhadora por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, com Democracia, Soberania e Valorização do Trabalho.

Um momento alto na história do Dieese ocorreu durante o regime militar, quando protagonizou o desmascaramento da manipulação do índice da inflação de 1973 pela ditadura presidida pelo general Emílio Garrastazu Médice.

Tendo à frente o diretor técnico Walter Barelli, a assessoria do Dieese descobriu, no interior do IBGE, as fichas com as falsificações dos números, o que motivou numerosas ações vitoriosas na Justiça por parte dos sindicatos contestando o índice oficial, usado como base de cálculo para repor perdas salariais, e cobrando reajustes salariais de acordo com o Índice de Custo de Vida do Dieese.

Este fato serviu como um estopim das greves que sacudiram o Brasil em 1978 e 1979 e anunciaram o renascimento do movimento sindical.

Fortalecimento

Ao longo desses 67 anos de história, o Dieese conquistou credibilidade e reconhecimento nacional e internacional como instituição que desenvolve pesquisa, assessoria e educação voltadas para os dirigentes e assessores das entidades sindicais e os trabalhadores. Graças a um trabalho que beneficia a toda a sociedade, é reconhecido como instituição de utilidade pública.

Como o conjunto do movimento sindical brasileiro, e destacadamente as centrais sindicais, o Dieese foi também afetado pela reforma sindical aprovado no governo golpista de Michel Temer, que subtraiu das entidades sindicais sua principal fonte de financiamento, a Contribuição Sindical Compulsória. Por isto, o órgão lançou uma campanha nacional de fortalecimento institucional e apela por apoio para sustentar seu profícuo trabalho em prol da luta sindical e das causas da classe trabalhadora.