CTB destaca atuação do Sindmar em reunião de centrais sindicais com Lula

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, destacou o trabalho desenvolvido pelo Sindmar por meio da Fundação Homem do Mar (FHM) – braço de educação do Sindicato – na reunião de lideranças sindicais com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, dia 1º, no CCBB em Brasília.

Acompanhado por presidentes das principais centrais sindicais brasileiras, confederações e federações de trabalhadores, Araújo ressaltou a importância de haver adequada estruturação dos sindicatos para os desafios dos novos tempos.

“Temos sindicatos que já estão estruturados para os novos desafios do século XXI, que fizeram as adaptações necessárias para enfrentá-los. O Sindmar, com a estrutura e a atuação que oferece aos seus representados, é um deles”, afirmou, ao citar o Centro de Simulação Aquaviária (CSA) – inaugurado em 2006 pelo Sindmar para qualificar os profissionais da marinha mercante e garantir empregabilidade em boas condições laborais ante o surgimento de embarcações cada vez mais modernas no setor. Adilson Araújo ainda propôs ao presidente Lula uma visita para conhecer essa realidade.

Para o presidente do Sindmar e da Conttmaf, Carlos Müller, o reconhecimento se deve a uma atuação forte e determinada da representação sindical marítima na busca por avanços para os trabalhadores marítimos e para o setor aquaviário como um todo, que só foi possível a partir da unificação dos sindicatos que formaram o Sindmar.

“Hoje, o Brasil é o segundo país no mundo em número de operadores de posicionamento dinâmico certificados em padrão de excelência, perdendo apenas para os Estados Unidos. No Hemisfério Sul, é o primeiro. A estrutura viabilizada pela atuação sindical contribuiu com a formação e a qualificação de mais de dois mil oficiais operadores de DP que são peças-chave do protagonismo brasileiro no desenvolvimento, exploração e logística do petróleo nacional, especialmente do pré-sal”, ressaltou.