Comerciários de Caxias do Sul (RS) conquistam reajuste salarial com reposição integral da inflação

Após várias rodadas de negociação da Campanha Salarial 2022 junto aos representantes dos patrões, que não aceitavam o reajuste integral da inflação e insistiam em parcelamento, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (Sindicomerciários), filiado à CTB, obteve uma grande vitória para os comerciários e comerciárias do setor atacadista: garantiu o reajuste pelo mesmo índice de INPC (Índice de Preços ao Consumidor) das demais categorias (11,92%) de forma integral nos salários.

Com o final positivo das negociações, os trabalhadores e trabalhadoras de atacados em geral receberão o reajuste integral no próximo pagamento. Os funerários, outra categoria que já havia feito acordo de maneira individual com as empresas locais, agora terá na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) o reajuste de 12%.

Nilvo Riboldi Filho, presidente do Sindicomerciários Caxias, esclarece que “após várias rodadas de negociação, muitas empresas, principalmente as redes de atacados, já estavam procurando o sindicato para fazer acordos de maneira individual. O fechamento das negociações é fundamental pois os trabalhadores estão ansiosos, preocupados tentando fechar as contas e precisam conviver com as perdas salariais que a inflação está causando aos salários. O trabalhador está vendo o seu poder de compra despencar por causa do descontrole da economia”.

Nilvo também lembra que a manutenção de todas as cláusulas sociais da convenção é fundamental, pois as mães trabalhadoras precisam, por exemplo, da ajuda do auxílio-creche, assim como dos outros benefícios e direitos que a lei trabalhista não garante. “São mais de oitenta direitos que precisam ser negociados todos os anos”, finaliza.

Na próxima semana, está programada uma nova rodada de negociação com os representantes das empresas de farmácia.

Fonte: Sindcomerciários Caxias