Chapa apoiada pela CTB vence eleições do Sindicato dos Bombeiros Civis do Rio de Janeiro (RJ)

A Chapa 3 – Superação, apoiada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), venceu as eleições para o Sindicato dos Bombeiros Civis do Rio de Janeiro com 51% dos votos válidos. O pleito ocorreu nesta terça-feira (27).

O sindicato, que tem 32 anos de história, estava distanciado da categoria e, nos últimos anos, esteve marcado por eleições fraudadas, o que motivou o monitoramento do pleito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Após um longo processo, o MPT reconheceu a vitória da Chapa 3.

“O sindicato representa uma categoria bastante expressiva no Rio de Janeiro e até então sub-representada”, afirma Paulo Farias, presidente da CTB-RJ. “A CTB tem se tornado uma referência no Rio de Janeiro e sido protagonista nas lutas do estado, com muita inserção no movimento sindical e social. Com certeza essa relação beneficiará a categoria dos bombeiros”, completa.

Para o presidente da chapa vencedora, Marcelo Camello, as tarefas da nova gestão envolvem a reformulação do estatuto, de forma que ele esteja indubitavelmente voltado às demandas e questões próprias da categoria; o combate ao acúmulo de funções e a busca por um reajuste salarial.

“O sindicato deve fazer valer os direitos do trabalhador. Para isso, a retomada desses direitos é de suma necessidade. A importância do sindicato é fazer com que os trabalhadores tenham uma instituição que possa proteger e representar a categoria”, defende Marcelo.