Chapa 2 está confiante na vitória em Volta Redonda

Com um acompanhamento inédito da Conalis (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical, órgão do Ministério Público do Trabalho criado com a missão institucional de fortalecer os sindicatos) prossegue nesta quinta-feira (28) a eleição destinada a renovar a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense.

A presença de uma equipe da Conalis em Volta Redonda, incluindo o coordenador nacional Ronaldo Lima dos Santos, amenizou o clima da disputa e, segundo líderes da oposição, afasta ou torna remota a possiblidade de fraude. Isto deixou a Chapa 2, Hora da Mudança, mais confiante na vitória, uma vez que é sensível o anseio por mudança na categoria depois de um doloroso saldo de perdas de direitos e arrocho dos salários legado pela atual diretoria da entidade.

Hoje é o último dia da eleição. A apuração deve ter início às 20 horas, no Clube Náutico de Volta Redonda. “O Sindicato vai voltar para as mãos da classe operária!”, exclamou o metalúrgico Edimar, da CSN, candidato a presidente pela oposição ao conclamar os operários pela rede social a acompanhar o processo de apuração. “Estamos na reta final”, observou Odair, candidato a vice, que também quer a presença da base na apuração.

“Nutrimos a perspectiva de uma vitória histórica”, comentou o presidente da CTB, Adilson Araújo. “Este é um sindicato estratégico que pode colocar o sindicalismo classista do Rio de Janeiro em outro patamar”, ressaltou.

A Chapa 2 é apoiada pela CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CSP Conlutas e Fitmetal. A situação concorre pela Chapa 1 com o apoio da Força Sindical, Uma terceira chapa, liderada por sindicalistas ligados à CUT, também concorre.

Entre os compromissos da Chapa 2 constam:

* Resgatar a jornada de 6 horas diárias

* Lutar pela reintegração de todos os demitidos e o cancelamento das punições na CSN

* Reconquistar um Plano de Saúde decente e de cobertura nacional na CSN

* Lutar pelo fim do banco de horas e pagamento das horas extras

* Lutar pela recomposição do valor dos salários

* Por um PLR robusto, compatível com os lucros auferidos e linear em todas as empresas

* Respeito às comissões de fábrica

* Vale alimentação no valor de R$ 800,00 na CSN