Campanha nacional dos bancários garantiu conquistas para a categoria

Encerrada com a assinatura da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), no dia 2 de setembro, a campanha nacional dos bancários garantiu as conquistas históricas da categoria, como a participação nos lucros e resultados, vales alimentação e refeição, além da manutenção da complementação salarial aos trabalhadores afastados por problemas de saúde e tantos direitos previstos na CCT.

Estas conquistas foram asseguradas pelo Comando Nacional dos Bancários em um processo negocial muito adverso. “Este período de negociação foi muito cansativo, com a Fenaban tratando com muito descaso as reivindicações da categoria. Mas, o Comando Nacional foi firme na disposição de conseguir um acordo benéfico para os bancários. A proposta final não foi a desejada. Entretanto, é bem melhor que a de 2020 e traz como novidades as cláusulas do teletrabalho e do combate ao assédio sexual”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, que integra o Comando Nacional.

Na parte econômica, em 2022, foram garantidos reajuste salarial de 8%, aumento no VA e VR de 10%, além de um adicional de R$ 1.000 em VA, a ser pago até outubro de 2022, e reajuste da parcela adicional da PLR neste ano de 13% (com aumento real de 3,83%). Para 2023, haverá aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.

“Entendemos que a categoria queria mesmo era zerar a inflação, que ficou em 8,83%, mas ainda temos dificuldades. Estamos em um cenário de grande dificuldade, com ataques aos direitos dos trabalhadores. Ainda assim, conseguimos renovar a CCT sem perdas de direitos e ainda com garantia de ganho real em 2023. Isso não é pouco, diante da negociação difícil que tivemos com os bancos “, acrescentou Neto.

Outras conquistas também foram garantidas na negociação, como definição de regras para o teletrabalho, prevenção ao assédio sexual e moral e segurança bancária.

Fonte: Federação dos Bancários dos Estados da Bahia e do Sergipe (FEEB)