‘Isso é papel de todo brasileiro que defende essa pátria’, diz vice-presidente da CTB no ato em defesa da reestatização da Eletrobras

Centenas de profissionais do setor elétrico e representantes de entidades e centrais sindicais lotaram a frente do Ministério das Minas e Energia, nesta quinta-feira (16), em Brasília, no ato em defesa da reestatização da Eletrobras.

Ativa na mobilização, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) defendeu a tese de que salvar a energia e a devolver a companhia ao poder público é defender o futuro do Brasil. “Agora que estamos em um novo governo é muito importante, é fundamental, a gente dar força para o presidente Lula trazer de volta a Eletrobras. É uma empresa de excelência no país, que garante energia a todo território nacional, que foi entregue para a iniciativa privada. Isso significa serviços piores e tarifas nas alturas e o povo não aguenta mais essa situação. O povo brasileiro exige que a situação mude, como mudou o governo, com mais emprego, mais salário e a devolução para o povo brasileiro essa empresa chamada Eletrobras”, defendeu o vice-presidente da CTB, Ubiraci Dantas.

Na avaliação do dirigente, a luta pela reestatização da Eletrobras não deve se limitar à ação dos trabalhadores. “Todo eletricitário deve estar na luta, mas isso não é papel apenas dos eletricitários. Isso é papel de todo brasileiro que defende essa pátria. Então, a CTB abraça essa luta com carinho e respeito e nós temos que envolver todas as centrais na luta pela reestatização. A luta não é fácil, mas nada é fácil para o nosso povo. É possível ganhar, é possível vencer e temos que começar trazendo de volta a Eletrobras para trazer outras empresas que foram privatizadas. Esse é o nosso compromisso. A minha solidariedade aos companheiros demitidos da CEB, espero que vocês se solidarizem também para que não haja mais esse crime contra os trabalhadores”, disse Bira, sobre a situação dos servidores desligados da antiga Companhia Energética de Brasília (CEB).

O vice-presidente criticou ainda o modelo de negócio adotado na venda da Eletrobras, em uma operação de R$ 96,6 bilhões, sem consulta pública e de forma atropelada. “O governo que privatizou a Eletrobras, na verdade, entregou a Eletrobras a preço de banana. Esse governo foi derrotado. Esse governo foi o mais corrupto da história do Brasil, não só das joias, mas roubou o emprego do nosso povo, foi responsável por mais de 680 mil mortes da Covid-19 por total irresponsabilidade. Esse governo encheu a bola dos bancos através das taxas de juros e colocou no Banco Central, um ‘Chicago Boy’, chamado Roberto Campos Neto, que já tem passado sombrio pelos seus familiares. Eles roubaram o dinheiro do povo. Mesmo com os absurdos, nós ganhamos as eleições, o povo brasileiro ganhou as eleições, nós derrotamos esses canalhas”, enfatizou Bira.

Além da pressão sobre o ministro Alexandre Silveira, uma frente parlamentar mista será lançada ainda este mês com parlamentares comprometidos com a classe trabalhadora.