Protesto contra mineração na Serra do Rola Moça reúne mais de cem pessoas

Nem mesmo a insistente chuva que cai neste domingo em Minas impediu que mais de cem pessoas participassem em Casa Branca, distrito de Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, de uma manifestação contra a instalação da mineradora MGB em área vizinha ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça. O parque abriga seis mananciais que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte.


Uma grande carreata e um ato público na praça de Casa Branca marcaram o ato de resistência à instalação da mineradora na região. O Ministério Público já deu parecer contrário à exploração de minério de ferro no local, mas a mineradora insiste em sua iniciativa, contando com a boa vontade do governo do Estado. A mineração colocaria em risco o abastecimento de água em vários municípios vizinhos e ameaça a rica biodiversidade da região e o tráfego local, por causa do transporte de minério nas estradas que cortam o parque.

A manifestação contou com participação do vereador Gilson Reis, do PCdoB, que luta na Câmara de Belo Horizonte contra os abusos das mineradoras na região, tendo, inclusive, conseguido instalar uma CPI contra a mineração na região Leste da Serra do Curral na capital mineira.

Vereador Gilson Reis participou da manifestação em defesa dos mananciais de água