Petroleiros exigem suspensão da parada de manutenção após 78 casos de covid-19

O Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG) informou que já foram registrados 78 casos de contaminação por coronavírus em trabalhadores efetivos e terceirizados na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na Grande Belo Horizonte, desde a semana passada. Os casos aumentaram com o início da parada de manutenção, como foi previsto pela entidade, devido ao aumento do número de trabalhadores em trânsito na unidade.

Diante da situação, o Sindipetro/MG enviou ofício nessa segunda-feira, 15, à gerência geral da refinaria, solicitando a suspensão da parada de manutenção e outras medidas para proteger os petroleiros e suas famílias. As unidades de saúde de Betim e Belo Horizonte estão lotadas, e muitos trabalhadores estão com dificuldade para conseguir atendimento  médico e internação.

A denúncia sobre o surto também foi feita junto ao Ministério Público do Trabalho; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego; Ouvidoria do Estado de Minas Gerais; Conselho Estadual de Saúde; Centros de Referência em Saúde do Trabalhador – Betim e Conselho Municipal de Saúde – Betim.

Notificação

Há dois meses o sindicato notificou a empresa sobre os riscos a que seriam expostos os trabalhadores ao serem submetidos a condições inadequadas de prevenção ao Coronavírus. Como resposta, a empresa afirmou que “todos os protocolos a serem seguidos pela EOR para realização da Parada Programada na Regap estão em consonância com a preocupação da companhia com a preservação da saúde dos seus colaboradores e a continuidade da refinação, essencial para a sociedade”.

Porém, entre outras falhas, uma das principais medidas preventivas, a de evitar aglomerações, não está sendo respeitada, devido ao grande número de trabalhadores deslocados para cumprir as atividades da parada de manutenção. O ofício enviado esta pelo Sindicato à direção da Regap apresenta as seguintes demandas:

• Imediata interrupção das atividades da Parada de Manutenção nos setores Coque e HDT;
  • Suspensão de novas paradas de manutenção previstas para as próximas semanas, incluindo a intervenção na unidade UDAV1 (setor DH);
  • Redução imediata do quadro de empregados (próprios e terceirizados) em trabalho presencial na Regap, exceto pelas atividades essenciais para a continuidade operacional em segurança na refinaria e para a garantia da produção para abastecimento das necessidades inadiáveis da população; garantida a irredutibilidade salarial e a manutenção do emprego de todos os empregados próprios e terceirizados;
  • Isolamento imediato, garantida a irredutibilidade salarial e a manutenção do emprego de todos os empregados (próprios e terceirizados) que tiveram contato com casos suspeitos e confirmados da Covid-19;
  • Envio do número de trabalhadores contaminados (próprios e terceirizados) pela Covid19 na Regap, desde o início da Parada de Manutenção dos setores Coque e HDT;

Abaixo, confira o documento:

Ofício_016_2021_Suspensão_das_Paradas_de_Manutenção_REGAP