
Publicado 12/04/2023
Temos acompanhado com tristeza e atenção a onda de ameaças e ataques em escolas de todo o Brasil, além da crescente divulgação de fake news sobre o assunto.
É na creche e na escola que todo pai e toda mãe deixa seus filhos para poder trabalhar. Além de ambiente de Educação, a escola é também, para as famílias, um ambiente de segurança e zelo.
A recente onda de ódio e violência, tem tirado de pais e mães a tranquilidade e a confiança nesse espaço. Também tem deixado em situação de insegurança os milhares de trabalhadores e trabalhadoras dos estabelecimentos de Ensino.
Precisamos recuperar este sentimento de confiança, mas isso não será feito com mais violência. A CTB Minas entende que armar a comunidade escolar, ou levar armas para dentro das escolas, não coíbe os atos de terror. Pelo contrário, torna o ambiente ainda mais violento e opressor, colocando em risco a vida dos estudantes e trabalhadores.
A segurança nas escolas passa por ações conjuntas entre governo, donos de escola, trabalhadores em educação e famílias. Ao mesmo tempo em que é preciso investigar e punir de forma rápida os difusores de discursos de ódio e os envolvidos nos ataques e divulgação de fake news, é preciso acolher as crianças e jovens. Ouvir, orientar e estar atento a possíveis sinais de violência.
Fazemos um apelo aos governos municipais e estadual para que trabalhem com celeridade e responsabilidade para que as escolas voltem a ser um ambiente seguro para as famílias e para os trabalhadores.
Seguimos atentos e atentas. Não deixaremos que o ódio vença!
Belo Horizonte, 12 de abril de 2023