Comerciários de Três Corações pedem fim de assédio em Campanha Salarial

Os trabalhadores no comércio de Três Corações estão em campanha salarial. A categoria pede reajuste de 15%. Um dos pontos da pauta de reivindicações é o fim do assédio moral e sexual contra os trabalhadores e trabalhadoras.

De acordo com Eloisio Godinho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Varejista e Atacadista de Três Corações (Sindcomtres), o assédio moral é recorrente no comércio. “A pressão por atingir metas, a violência psicológica e a humilhação, muitas vezes pública, são agressões. Defendemos a integridade física e moral dos trabalhadores”.

Ele explica que os casos de assédio sexual também acontecem com frequência e que o sindicato, junto com os trabalhadores, lutam por mais respeito. “O setor do comércio é um dos que lideram a lista de ações judiciais por abuso sexual no ambiente de trabalho no Brasil e isso não é diferente em Três Corações. Precisamos mudar essa realidade”.

O Sindcomtres já assinou o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022 com várias empresas. “Conseguimos garantir, no Mart Minas, a reposição do INPC e a PLR, além de conquistas como 100% de horas extras no feriados e almoço no local de trabalho feito pela empresa e acompanhado por nutricionista”, explica.

Na pauta da Campanha Salarial também estão sendo reivindicados Plano Odontológico, recebimento de cestas básicas e o fim do banco de horas, auxílio funeral e aumento do ticket alimentação.

*Com informações do Sindicato