Campanha Salarial 2022: Sindicato dos Metalúrgicos de Uberlândia convoca Assembleia

A campanha salarial 2022/2023 dos metalúrgicos de Uberlândia começa neste sábado (19). A categoria realiza a primeira Assembleia Geral, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Uberlândia e Araguari, para discutir o reajuste salarial e a pauta de reivindicações da categoria para o próximo período. A data base é 1º de abril.

Para Mário Hudson, presidente do sindicato, o momento deve ser de unidade entre os trabalhadores. “A inflação acumulada em alta exige mais união da base para que possamos garantir não só a recomposição salarial, mas aumentos reais”, afirma. “A pauta que será negociada com a patronal será decidida em Assembleia, que é a instância máxima de deliberação. É importante a presença de todos”, explica.

A inflação, no acumulado dos últimos 12 meses, chega perto de 10,4%. A alta dos preços é puxada pelo aumento das tarifas de energia, combustíveis e alimentos. De acordo com o Observatório Social da Petrobras, a gasolina teve aumento de 76% de janeiro de 2021 a janeiro de 2022. No acumulado de 12 meses até outubro de 2021, a energia ficou 20% mais cara em Minas Gerais. Já o custo com alimentos básicos para um adulto, consumiu 54,93% do salário mínimo líquido em janeiro de 2022 de acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

Para o dirigente, garantir o INPC é o mínimo. “Os trabalhadores vêm sendo continuamente atingidos pela alta nos preços dos alimentos e combustíveis, pelo desemprego e pelos serviços precarizados, além das seguidas tentativas de retiradas de direitos por parte do governo. Não podemos pagar a conta da crise”, afirma Mário. “Sabemos que o sucesso da Campanha Salarial depende do compromisso e engajamento de todos, e a categoria metalúrgica é historicamente unida e de luta”.

A Assembleia Geral será realizada no sábado (19), às 9 horas, de forma remota. Para receber o link, basta entrar em contato com o sindicato através do WhatsApp (34) 99689-1461.