Sitramico: trabalhadores aprovam proposta de reajuste salarial

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta terça-feira (20), os trabalhadores das companhias engarrafadoras e distribuidoras de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) de Minas Gerais aprovaram a proposta de reajuste salarial, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e abono especial apresentadas à categoria. 

A proposta final – reajuste salarial de 8%, PLR de 180% e abono especial de R$ 1.500 – foi apresentada aos trabalhadores pelos dirigentes do Sitramico (Sindicato dos Trabalhadores de Minérios e Derivados de Petróleo) de Minas Gerais. Num total de 336 votos, 221 foram favoráveis à proposta e 115 contrários.

A Pauta Unificada de Reivindicações foi entregue ao Sindigás, sindicato patronal, em 16 de julho, pelas três federações que representam a categoria: Fetramico (Federação Nacional dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo), CNU (Confederação Nacional dos Urbanitários) e Fepetrol (Federação dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo). As federações e o patronal realizaram duas rodadas de negociação – dias 14 e 15 de setembro e 5 e 6 de outubro.

Além dos reajustes, está garantida a manutenção de cláusulas da convenção coletiva que estavam ameaçadas pela pauta patronal, como o ATS (Adicional por Tempo de Serviço devido nas férias), a assistência médica dos aposentados, o reajuste igual para todos os trabalhadores e a cesta extra.

*Por Andressa Schpallir com informações da assessoria de imprensa do Sitramico.