Centrais repudiam tentativa de empresa de intimidar Sindicato dos Metalúrgicos de Betim

Centrais sindicais e federações metalúrgicas emitiram nota, nesta segunda-feira (16), repudiando a tentativa da empresa Sae Towers de intimidar as ações do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, que está à frente da greve dos trabalhadores da empresa.

Os metalúrgicos da Sae Towers estão parados desde o dia 2 de agosto.  A luta é por uma PLR (Participação nos Lucros e Resultados) justa para o ano de 2021. A empresa entrou com pedido de interdito proibitório para tentar impedir a ação sindical.

Leia a nota na íntegra:

Não às provocações da Sae Towers; viva a luta dos trabalhadores!

As centrais sindicais e federações metalúrgicas abaixo assinadas repudiam, veementemente, a tentativa da empresa Sae Towers de intimidar o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região. Desde 3 de agosto, o Sindicato está à frente de uma legítima e já histórica greve, que conta com a adesão de 90% dos trabalhadores da empresa e cobra uma PLR justa para o ano de 2021.

De início, a Sae Towers subestimou a força da paralisação e apostou na intransigência. Derrotada, recorreu à Justiça do Trabalho com um interdito proibitório, para tentar impedir a ação sindical. Agora, para constranger os trabalhadores a voltarem à ativa, não pagou o adiantamento salarial dos grevistas. Nenhuma dessas provocações surtiu efeito, a não ser a desmoralização da empresa. A greve continua e será vitoriosa!

As práticas provocadoras e antissindicais da Sae Towers são inaceitáveis. Ferem o direito de greve garantido pela Constituição Federal de 1988. Agridem não apenas o Sindicato dos Metalúrgicos – mas todo o movimento sindical. E o pior: revelam a forma autoritária como a empresa trata seus trabalhadores.

Deixamos, assim, nossa solidariedade aos trabalhadores da Sae Towers, bem como ao Sindicato dos Metalúrgicos, que vão vencer essa batalha! Não à atitude antidemocrática da empresa. Não às provocações. Viva a greve e a união dos trabalhadores!