Deliberação da Secretaria dos Aposentados da CTB Minas

CTB Minas – 2021

Compromisso universal com a luta em defesa e promoção dos aposentados, pensionistas e idosos

A Secretaria dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da CTB Minas, ante o grave cenário de pandemia, em que os idosos são a maioria dos mortos e sequelados pela Covid-19, reafirma seus compromissos de luta e de promoção desses segmentos da população e conclama toda a base da CTB no Estado a:

1. Definir e executar uma Política de Atuação permanente da CTB Minas, realizando atividades amplas e constantes, visando alçar a CTB Minas, ao lado de demais centrais e entidades deste campo, às articulações e mobilizações em Minas Gerais, na defesa da Seguridade e da Previdência Social, dos direitos previdenciários das trabalhadoras, dos trabalhadores e dos aposentados e pensionistas do INSS – no campo e nas cidades – e do serviço público;
  2. Organizar as bases da CTB Minas, dar sustentação a essas bandeiras de lutas, por meio de levantamento e da estruturação de departamentos de aposentados em todos os sindicatos;
  3. Envolver nesta luta as diversas assessorias e áreas internas da CTB Minas, como jurídico, comunicação, mobilização e outras, de modo a proporcionar o devido acompanhamento, visibilidade e projeção;
  4. Acompanhar e posicionar-se firmemente frente às principais demandas dos aposentados, pensionistas e idosos, que surgem a cada dia.

São alguns exemplos de demandas atuais:

a) Repudiar a proposta da Organização Mundial de Saúde de passar a classificar velhice como doença, a partir de janeiro de 2022;

b) Lutar pelo 14º salário emergencial para aposentados e pensionistas, em função da pandemia;

c) Lutar pela aprovação e sanção de lei regulamentando o direito à “desaposentação”, ou seja, de novo cálculo do valor da aposentadoria para quem continuou a trabalhar e a contribuir para a Previdência e

d) Lutar por maior controle contra fraudes e abusos nos empréstimos consignados, que já comprometem quase R$ 500 bilhões dos aposentados e pensionistas.

5. Promover o entendimento e a interação da CTB Minas com entidades estaduais, nacionais e de outros países que atuam especificamente na defesa e promoção dos aposentados, pensionistas e idosos – rurais e urbanos.

Todos juntos somos fortes. Aposentados, pensionistas e idosos merecem e exigem todo nosso respeito, compromisso e luta.

Da luta não me aposento! Viva os aposentados, pensionistas e idosos.

Belo Horizonte, agosto de 2021.

Secretaria Estadual dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da CTB Minas Gerais.