Sindicatos lutam para incluir comerciários no plano de vacinação de MG

Representantes de sindicatos dos comerciários de diversas cidades de Minas Gerais se reuniram nesta sexta-feira (31), por videoconferência, para debater estratégias de luta para a inclusão da categoria nos grupos prioritários da vacina contra a Covid-19. A reunião contou com a participação do mandato do deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB-MG), autor da emenda ao Projeto de Lei 2.415/2021, que garante prioridade aos trabalhadores dos serviços essenciais do comércio no plano estadual de vacinação.

Um documento de apoio à luta da categoria, assinado pelos entidades e centrais sindicais, será encaminhado aos líderes partidários na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Segundo o assessor parlamentar Aldanny Rezende – que representou o mandato na reunião –, é necessário intensificar a articulação com os parlamentares para garantir que a emenda vá à votação.

“Além de setores que são contra a aprovação, há também um debate sobre o legalismo – se é ou não é possível alterar as diretrizes do plano nacional de vacinação”, explica Aldanny. Embora a ALMG não tenha aprovado o acréscimo de nenhuma categoria que não estivesse no PNI (Plano Nacional de Imunização), “há antecedentes em outros estados”, acrescenta o assessor.

Na opinião do secretário-geral da CTB Minas, Gelson Alves, a reunião foi importante para debater as questões de forma articulada e unitária. “Temos de enfrentar não só a Covid-19 – mas também as mudanças da legislação trabalhista”. Segundo ele, o governo Jair Bolsonaro foi omisso no debate com os trabalhadores do comércio. “Eles estão na linha de frente em atendimento à população. É preciso que o movimento sindical, representante dessa categoria, exija a vacina.”

Para Eloísio Godinho, presidente do Sindcomtres (Sindicato dos Comerciários de Três Corações) e membro da pasta de Saúde do Trabalhador na CTB Minas, a reunião demonstrou a unidade dos trabalhadores do comércio e das centrais sindicais na luta pela vacina. “O comércio essencial não parou em nenhum momento em Minas Gerais. Desde abril, estamos na luta para colocar a categoria nos grupos prioritários”, afirma Godinho.

Participaram da reunião representantes dos sindicatos dos comerciários das regiões de Três Corações, Poços de Caldas, Varginha e Paracatú. Assista aqui à reunião, que foi transmitida ao vivo na página da CTB Minas no Facebook.