Em Contagem, presidenta da CTB visita prefeita Marília Campos

A presidenta da CTB Minas, Valéria Morato, se reuniu com a prefeita de Contagem (MG), Marília Campos (PT) nesta quarta-feira, 21/7, para conhecer as medidas adotadas pelo município para reaquecimento da economia e proteção da população mais vulnerável da cidade.

As medidas são desdobramento do documento entregue pelas Centrais Sindicais, e assinado por Marília, durante a campanha eleitoral de 2020. Com ênfase na recuperação da atividade industrial ‒ considerada pelas centrais como estratégica para o desenvolvimento econômico de Minas e do Brasil ‒, o documento apresentava 14 propostas para viabilizar a retomada do emprego, da produção e do consumo.

Dentre as ações adotadas em Contagem, destacam-se os investimentos em obras na infraestrutura urbana e na saúde, a implementação de política de compras públicas que prioriza fornecedores municipais, a redução do IPTU e a implantação do cartão merenda escolar no valor de R$ 50,00 para estudantes da rede municipal.

A prefeitura também está reativando conselhos consultivos para estimular a participação popular nas decisões do poder público. A CTB participará deste processo de forma a contribuir com a formulação de políticas públicas consistentes. Além disso, centrais sindicais e prefeitura manterão diálogo permanente sobre temas ligados ao desenvolvimento econômico.

Na reunião, Valéria pediu apoio da prefeita à mobilização que as entidades vêm fazendo junto ao legislativo para impedir a aprovação da PEC 32 e consequente destruição do Estado e dos serviços públicos. A PEC, se aprovada, acaba com a estabilidade do servidor público, torna regra as contratações temporárias e permite a transferência de obrigações do poder público para a iniciativa privada. O conjunto de medidas vale para a União, estados e municípios e vai fragilizar ainda mais diversas atividades e serviços estratégicos, como a fiscalização ambiental, a educação, a saúde e a segurança pública.

Foto: Janine Moraes/PMC