Carlos Valadares, presente!

A CTB-MG está de luto. Morreu nessa terça-feira (20), em Belo Horizonte, o companheiro Carlos Antônio Melgaço Valadares. Vinculado desde cedo à luta dos trabalhadores, Melgaço inspirou gerações. Neste momento, só nos resta dizer: continuaremos na luta inspirados nos seus ideais revolucionários.

Carlos Valadares, presente!

Abaixo, um breve histórico da trajetória do nosso querido camarada.

Carlos Antônio Melgaço Valadares vinculou-se à luta revolucionária desde cedo. Nasceu em Sete Lagoas, Minas Gerais. Em 1963, aos 17 anos, começou o curso de Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. Nos anos seguintes combateu a Ditatura com o corpo e a alma. A partir de 31 de julho de 1969, já ao lado de sua então esposa e companheira de luta, Loreta Valadares, a prisão, a tortura, a condenação e o exílio o obrigaram a concluir o curso somente muitos anos depois, na Suécia. De volta, a Universidade Federal da Bahia revalidou seu diploma. Carlos, enfim, pôde exercer a profissão que escolheu. Especializou-se em Medicina do Trabalho.

Desde o início dos anos 1980, Carlos foi dirigente do Partido Comunista do Brasil. Engajou-se na luta sindical, no movimento médico e foi secretário municipal de meio ambiente de Salvador. Em 2013 recebeu o título de cidadão baiano concedido pela Assembleia Legislativa daquele estado. Tornou-se um militante pela reparação dos crimes cometidos pela Ditadura Militar. Foi membro da Comissão da Verdade em Minas Gerais e contribuiu para a elaboração do rico relatório final da comissão publicado em 2017. Seu depoimento ficará registrado na história da luta do povo brasileiro pela liberdade.

Nos últimos anos dedicou-se ao Partido em Minas e Belo Horizonte. Carlos foi e sempre será um exemplo de dedicação à elevação da formação política, teórica e ideológica dos comunistas. Entre 2017 e 2019 foi secretário municipal de Formação do PCdoB BH.

Carlos faleceu na madrugada dessa terça-feira, 20 de outubro, por conta de complicações pós cirúrgicas. O Partido Comunista do Brasil em Minas e BH se solidariza com toda a família de Carlos. Em especial, sua amada companheira, Gislene e seus irmãos, Paulo, Juarez e Marylene.

A nós que temos a missão de continuarmos o caminho trilhado por Carlos em toda sua vida, fica a responsabilidade de honrar seu exemplo e continuar a tarefa de tantas gerações na luta pelo Brasil socialista.

Carlos Valadares, presente.