Nota de apoio e solidariedade às famílias do Quilombo Campo Grande

A CTB Minas presta sua solidariedade e apoio às famílias de agricultores e agricultoras do Quilombo Campo Grande, em Minas Gerais, que estão sendo retirados de seus lares. A ação de despejo das terras produtivas onde eles trabalham, habitam e seus filhos estudam, deixa 453 famílias desabrigadas, são quase duas mil pessoas atingidas por essa ação desumana. À medida que o neoliberalismo e o projeto do governo Bolsonaro avançam, esses fatos passam a ser rotineiros, colocando inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade e com a total conivência do governador Zema, em pleno avanço da pandemia de Covid-19 em Minas Gerais.

As ações de desapropriação das terras do Quilombo Campo Grande colocam em xeque a Soberania Nacional, uma vez que retira o direito à educação e ao trabalho de quase duas mil pessoas. As crianças e adolescentes estudantes da Escola Popular Eduardo Galeano, que fica no local, assistem desesperadas a demolição da sua escola na manhã desta quinta-feira, 13. Seus pais, trabalhadores e trabalhadoras, produzem café, mel, hortifrutigranjeiros e dependem daquela terra para sobreviver.

De acordo com o os integrantes do movimento Minas Sem Terra, sem amparo das autoridades, as famílias do acampamento continuam sofrendo com o despejo que se iniciou na madrugada de quarta-feira, 12, em Campo do Meio-MG. “Em meio a Pandemia, as famílias não têm onde se abrigar e a polícia chegou a propor o absurdo de levá-las para a Vila Vicentina, local onde se concentram todos os casos confirmados de COVID 19 no município.”

A polícia permanece no Acampamento Quilombo Campo Grande e segue com a ação despejo nesta quinta-feira, pois não receberam a ordem de suspensão de forma oficial.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil deixa aqui o seu apelo ao governador Romeu Zema para que não seja conivente com o despejo e a violação dos direitos humanos durante a pandemia.
O momento é de luta e resistência! A população organizada tem a tarefa histórica de defender os interesses da nação, dos trabalhadores e trabalhadoras, dos estudantes, das minorias e de todos os injustiçados!

Divulguem essa nota e entrem em contato e pressionem os responsáveis por esse crime.

Presidente do TJMG Dr. Sr. Gilson Soares Lemes – processo de reintegração de posse Nº 6105218-78.2015.8.13.0024. Contato 31. 3237 6594 ou 31. 3306 3100, e-mail gabinete da presidência – GAPRE [email protected]

Nelson Messias / TJMG – (31) 9732-7310

Governador Romeu Zema Contato 31. 3915 9210 ou 3915 9005, e-mail secretaria de governo [email protected]

Agostinho Patrus / Pres ALMG – (31) 8482-0202
Contato MST 31. 8306 9888

#QuarentenaSemTerra
#TodosPelaReformaAgrária
#FiqueEmCasaNãoEmSilêncio
#Despejozero
#PelaVidaePorDireitos
#SalveQuilombo