Bolsonaro e Zema: inimigos dos trabalhadores

A presidenta da CTB-MG, Valéria Morato, ressalta que os governos de Jair Bolsonaro (sem partido) e Romeu Zema (Partido Novo) – governador de Minas Gerais – são contra os trabalhadores.

Na esfera Federal, Valéria Morato lembra das recentes aprovações das “reformas” da Previdência e Trabalhista – as duas tiveram o apoio de Jair Bolsonaro.

“A primeira dificulta a aposentadoria do povo e mantém os privilégios dos mais ricos. A segunda promove a contratação de trabalhadores com menos direitos sociais e trabalhistas”, destaca ela.

Já na esfera Estadual, a insatisfação com o governador Romeu Zema é generalizada entre os servidores públicos devido aos constantes atrasos no pagamento dos salários. Algumas categorias, como dos professores, por exemplo, ainda não receberam o 13º salário de 2019.

Há duas semanas, professores da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) cobraram o pagamento em frente à casa do governador Zema.

Em nota, a UEMG afirma que “a demanda dos professores de Educação Superior por definição sobre o pagamento do salário e do 13º tem sido recorrente”.

“Em que pese a situação delicada em que se encontram as finanças estaduais, a carreira tem alertado a Universidade que o cenário de pandemia agravou as dificuldades vividas pelos profissionais. Até o momento, a Universidade não recebeu dos órgãos de governo responsáveis pelo processamento e efetivação informações sobre os pagamentos aos professores, situação vivenciada também por diversas carreiras”, destaca a nota da UEMG.