CTB-MG apoia manifesto em defesa da vida na cidade de Governador Valadares

Por Anderson Pereira

A cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, concentra o maior número de casos confirmados e mortes por Covid-19 na região do Vale do Rio Doce. De acordo com dados divulgados pela prefeitura até o dia 15 deste mês, eram 72 casos confirmados e cinco mortes. Apesar disso, o atual prefeito, André Luiz Coelho Merlo (PSDB), autorizou a abertura de serviços não essenciais, como shopping centers, colocando, assim, a saúde da população em risco.

Para reverter essa medida, vários movimentos sociais, populares e de trabalhadores, em conjunto com o Ministério Público (MP), lançaram um Manifesto Popular contra a flexibilização do funcionamento do comércio.

O diretor da CTB-MG na região, José Carlos Maia, afirma que o número de casos de Covid-19 e mortes aumentaram na cidade. Ele lembra também que essa medida da prefeitura vai contra a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A OMS recomenda o distanciamento social e o município está indo na contramão. Por isso, essa mobilização. Trata-se de um manifesto em defesa da vida”, ressalta Maia.  

O baixo número de leitos hospitalares na cidade também preocupa. De acordo com o manifesto, são apenas 95 leitos separados para tratar os pacientes com coronavírus, sendo 48 de UTI para atender toda a região.

Em Minas Gerais, 150 pessoas já morreram vítimas do coronavírus. O número de casos confirmados subiu para 4.474. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), a média de idade dos casos confirmados é de 44 anos. 77% dos infectados têm entre 20 e 59 anos de idade. Os mais afetados estão na faixa etária entre 30 e 39 anos.

No Brasil, já são 14.817 mortes causadas pelo coronavírus e 218.223 casos confirmados.

O manifesto contra o afrouxamento do comércio em Governador Valadares pode ser assinado no link: http://chng.it/tcdyR4GzGQ