Petroleiros da Revap lutam contra excesso de jornada

Gestão chegou a criar código fraudulento para justificar deslocamento de jornada

Os petroleiros do grupo 5 da Revap, em São José dos Campos, fizeram atraso de três horas no início da jornada na segunda-feira (3). O protesto inaugurou a mobilização contra o excesso de jornada, o desrespeito ao interstício por segurança na passagem de turno.

Com o excesso de dobras na tabela de 8h 6×4, os trabalhadores fazem sete, oito ou até nove dias de trabalho em seis.

A gestão está desrespeitando a lei especial da categoria que prevê o descanso entre o terceiro e quarto turno e chegou a criar um código fraudulento para justificar o deslocamento da jornada.

A gestão da Revap segue se negando a aplicar a tabela escolhida pelos trabalhadores em assembleia. A categoria e o sindicato querem negociação já pela aplicação da tabela de 12h, sem o que chamam de cláusula de chantagem.

O excesso de dobras prejudica a saúde do trabalhador, aumenta os riscos de acidente e atrapalha a organização da vida social e familiar dos petroleiros.

A rodada de atrasos prossegue até esta sexta-feira (7). Se não houver avanço nas tratativas entre o Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos e Região e a empresa, a mobilização vai avançar para cortes de rendição.

Fonte e fpto: SindipetroSJC