Correios na vigília em defesa dos direitos e do Brasil

Vários parlamentares progressistas e lideranças sociais compareceram na manhã desta segunda-feira (22) à “Vigília virtual dos Correios em greve”, organizada em São Paulo pelos dirigentes sindicais dos trabalhadores e trabalhadoras como parte da luta em defesa dos direitos e contra a privatização da empresa.

O TST julga hoje à tarde o dissídio da categoria, que luta contra a intransigência da direção bolsonarista da empresa, que quer abolir nada menos que 70 cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho e congelar os salários. O objetivo do governo, orientado pela ideologia do “Estado mínimo” é “limpar a área para a privatização”, conforme denunciam os sindicalistas.

Durante a manhã passaram pela vigília para transmitir solidariedade aos grevistas os deputados federais Orlando Silva (PCdoB/SP), Glauber Braga (Psol/RJ), Vicentinho (PT/SP), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Nilto Tatto (PT/SP) e Paulo Ramos (PDT/SP); os presidentes nacionais da CTB, Adilson Araújo, da UGT, Ricardo Patah; da CGTB, Ubiraci Dantas Oliveira (Bira); o presidente da CTB/RJ, Paulinho e  o presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda do RJ, Carlos Lima (Carlão).

Na opinião do secretário de Formação da CTB e líder da categoria, Ronaldo Leite, “a vigília é mais uma prova da nossa disposição de luta e mostra que nossa greve interessa a toda a sociedade brasileira, pois é uma batalha não só em defesa das conquistas e dos legítimos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras. É sobretudo em defesa da empresa pública, do patrimônio nacional e da qualidade deste serviço essencial prestado pelos Correios no Brasil”.

O julgamento e a vigília, que prossegue, são transmitidos, através das mídias sociais, pelas páginas da Federação Interestadual dos Trabalhadores das empresas de Correios e Telégrafos (Findect), Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e sindicatos filiados.