Campanha Fora Bolsonaro ganhou as ruas e agitou o país neste sábado

As manifestações convocadas para este sábado (29) pela Campanha Fora Bolsonaro, integrado pela CTB e por várias entidades, estão agitando as capitais e cidades brasileiros e superando as expectativas dos organizadores.

No Rio de Janeiro, milhares de pessoas desfilaram pelo centro da capital e o grito Fora Bolsonaro invadiu as ruas.

Em Brasília, manifestantes também saíram às ruas contra o presidente da extrema direita e a favor da aceleração do ritmo da vacinação, auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 e a valorização da educação e da saúde no país, pauta que orientou os atos realizados em todo o país.

Conforme notícia do G1 o grupo se concentrou, por volta das 9h, na altura do Museu Nacional da República, e depois desceu pela Esplanada dos Ministérios, rumo ao Congresso Nacional. Todas as seis faixas da via foram ocupadas.

Alguns manifestantes fizeram uma carreata, que foi da Praça do Cruzeiro até a Rodoviária de Brasília, um trajeto de cerca de quatro quilômetros. A carreata ocupou duas faixas da via.

Os participantes do protesto carregavam faixas e cartazes com palavras de ordem como “Fora Bolsonaro” e “Vacina Já”. Faixas também lembram os mais de 450 mil mortos no país vítimas da Covid-19.

Havia também um boneco de Bolsonaro caracterizado com o bigode de Adolph Hitler e com as mãos sujas de sangue.

Entre os participantes estavam representantes de movimentos sociais, estudantes universitários e representantes de sindicatos e partidos.

No gramado em frente ao Congresso, ponto de chegada do ato, os manifestantes estenderam fitas para delimitar o distanciamento entre as pessoas, medida para conter o risco de contágio por Covid-19.

Em todo o país a recomendação dos organizadores foi no sentido de evitar aglomerações e respeitar os protocolos sanitários para conter a pandemia, com destaque para o uso de máscaras, álcool e distanciamento mínimo.

São Paulo

Em São Paulo, as manifestações ocorrem na Avenida Paulista, com concentração no MASP e intensa participação da militância e do povo, num sinal da crescente degradação da imagem de Jair Bolsonaro no rastro da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) instalada no Senado para apurar as responsabilidades no genocídio que já ceifou mais de 460 mil vidas no país.

Bahia

Em Salvador milhares saíram as ruas para gritar Fora Bolsonaro

Violência da PM em Recife

Na capital de Pernambuco, Recife, a manhã deste sábado foi marcada pela truculência gratuita da Polícia Militar contra a manifestação pacífica do povo. Os policiais atiraram balas de borracha e gás lacrimogênio contra os manifestantes. O ato terminou por volta das 13h.

Vídeos mostram as pessoas correndo após a chegada dos PMs e as bombas de gás sendo jogadas. A vereadora do Recife Liana Cirne (PT), que participava do ato, divulgou nas redes sociais que foi atingida por spray de pimenta por policiais. Durante a confusão, uma mulher passou mal e recebeu atendimento em uma viatura da polícia.

A presidenta do PCdoB, Luciana Santos, condenou a atitude e ao mesmo tempo garantiu que o governador do estado, Paulo Câmara, não autorizou a repressão. “O governador tem pautado sua conduta pela democracia, pelo diálogo, precisamos apurar o que houve e tirar as consequências”.

Vítima da truculência da PM bolsonarista em Recife

Veja outras fotos das manifestações deste sábado

Ato em Belém do Pará
Manifestação diante da Universidade Federal de Rondônia