Atos neofascistas minguam enquanto crescem manifestações pró-democracia

Publicado 08/06/2020
O último domingo (7) foi marcado por manifestações conflitantes em várias capitais brasileiras. De um lado, estavam os militantes que foram às ruas em defesa da democracia e gritaram Fora Bolsonaro, Do outro, os partidários do presidente neofascista, que apelam pela intervenção militar e querem a volta da ditadura, da tortura, prisão e assassinatos de adversários políticos.
Os atos democráticos ocorreram com discreto apoio de lideranças de partidos de esquerda, centrais sindicais e outras organizações progressistas, que não convocaram suas bases em respeito ao isolamento social.
Mesmo assim, milhares saíram às ruas contra Bolsonaro e abafaram as minguadas manifestações antidemocráticas, comprovando o que já foi constatado pelas pesquisas: a maioria do povo brasileiro é pela democracia e rejeita o governo de Jair Bolsonaro, que está a cada dia mais isolado politicamente.
As imagens não deixam dúvidas, conforme notou Guilhermo Boulos, da da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) nas redes sociais.


/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/A/p/3c9nlTSwSpcAVsRxrDOA/c1000-g-globocop-manifestacao-05062020-frame-86322.jpeg)
Conforma informações divulgadas no G1 “em ao menos 20 capitais pessoas foram às ruas neste domingo (7) em defesa da democracia, contra o fascismo e o racismo e contra o governo”. Em BH foram quatro atos, que reuniram mais de 4 mil pessoas.