Gregório Poço: morre um combatente da classe trabalhadora

A CTB lamenta profundamente a morte do sindicalista Gregório Poço. Vítima de falência hepática, Gregório nos deixou nas primeiras horas desta quarta-feira (27/4), encerrando um ciclo de quase quatro décadas de dedicação à luta dos trabalhadores.

Desde sua entrada, em 1982, na antiga CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), como eletricista de manutenção, despontou por sua combativa liderança em defesa dos interesses de nossa classe. Filiado ao PCdoB, formou gerações de comunistas a partir do movimento sindical.

Foi diretor representante dos funcionários da CMTC e secretário-geral do Sindicato dos Condutores de São Paulo (hoje SindMotoristas) por dois mandatos. Em 1997, liderou a chapa da CSC (Corrente Sindical Classista, uma das forças fundadores da CTB) que fez história ao vencer a eleição no sindicato, ao qual presidiu até 2000.

Ex-dirigente estadual e municipal do PCdoB, exerceu a tarefa de secretário de Movimento Sindical do Partido em São Paulo e presidente da base dos condutores. Desde 2010, presidia também o CMTC Clube.

Os problemas de saúde dificultaram sua militância nos últimos anos. Mesmo assim, Gregório será sempre lembrado pelo compromisso com a luta da classe trabalhadora, pela generosidade e firmeza nas batalhas e pela disposição em fazer trabalho de base. Seu exemplo foi imensurável e será uma fonte de inspiração para mais e mais militantes.

São Paulo, 27 de abril de 2022

Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)