Sinproesemma debate políticas públicas e educacionais em Encontro Estadual

O Sinproesemma realizou nesta sexta-feira, 26, o 8º Encontro Estadual de Funcionários da Educação. Promovido pela Secretaria dos Servidores Técnicos e de Apoio, que tem a frente as secretarias Maria Militana, Regina Nogueira e Ana da Graça, o encontro teve o objetivo de discutir sobre as políticas públicas e educacionais para os funcionários da educação.

Após as boas vindas dos diretores do Sinproesemma aos funcionários de escolas de todo o maranhão, o presidente licenciado do Sinproesemma, Raimundo Oliveira e a secretária de representação de núcleos do Sinproesemma, Janice Nery explanaram sobre a conjuntura política nacional e estadual.

Logo em seguida, o debate tratou sobre Plano de Cargo, Carreira e Remuneração Estadual e Municipais, Precatórios do Fundef, FUNDEB e as políticas educacionais para os funcionários da educação que teve como palestrante Maria Militana, Janice Nery e a professora Dr. Eunice Brussio.

“Hoje traçamos toda a evolução da categoria dos funcionários de escola, desde 1551 até os dias de hoje. As lutas desses profissionais pela existência, por reconhecimento e por valorização. Avançamos muito, mas ainda temos muito a conquistar, por isso continuaremos lutando para seguir evoluindo. A unidade da categoria em torno do seu sindicato e da representação política é fundamental para esse sucesso”, pontuou Janice Nery.

Pela tarde, foi a vez da psicóloga Itanajara Oliveira falar sobre a importância da saúde mental e as formas de combater as doenças psicológicas.

Na última mesa do 8º Encontro de Funcionários, o presidente licenciado do Sinproesemma, Raimundo Oliveira; o secretário de Assuntos Jurídicos, Josivaldo Corrêa; a secretária de representação de núcleos, Janice Nery e as secretárias adjuntas de Servidores Técnicos e de Apoio, Regina Nogueira e Ana da Graça apresentaram a palestra “Garantir a permanência de políticas públicas”.

“Tivemos um dia de debate muito proveitoso, atualizamos as discussões sobre os planos PCCR’s dos Funcionários de Escola, tanto estadual como municipal, Curso Profuncionários, Precatórios do Fundef, Fundeb. Continuaremos na organização e na luta para continuarmos avançando na valorização dos funcionários de escola que são imprescindíveis para o funcionamento da escola e para a educação”, avaliou Maria Militana, secretária de Servidores Técnicos e de Apoio do Sinproesemma.

Fonte: SINPROESEMMA