Sindicalistas prestigiam posse da dra Fátima Freire na SRTE-BA

A cerimônia de posse, da nova superintendente do Trabalho, dra Fátima Freire, aconteceu na tarde desta quinta-feira (11), no auditório da SRTE-BA, no Comércio, em Salvador – BA e contou com a presença do presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo.

Adilson destacou o papel da Superintendência para a classe trabalhadora. “Foi após um acidente na construção civil (um elevador de cabo de aço despencou), que vitimou 8 operários, que a então Delegacia Regional do Trabalho (DRT), sob a gerência da doutora Isa, levantou o debate sobre dar um basta em condições absurdas de trabalho. Foram tomadas várias medidas  e isso virou referência nacional de combate a acidentes de trabalho. Fátima Freire tem uma trajetória importante na defesa da classe trabalhadora, é o nome certo para esse novo momento do Brasil com o presidente Lula. Ela tem o respeito do movimento sindical baiano”, afirmou.

A nova superintendente se mostrou emocionada e pontuou comprometimento com os desafios que terá pela frente. “É uma grande emoção pela grandeza da missão à frente da Superintendência. Agradeço a minha família, profissionais do Direito, as centrais sindicais, ao presidente Lula e ao ministro Luiz Marinho pela confiança. Temos o desafio de reconstruir as relações de trabalho e resgatar a dignidade dos trabalhadores. Vamos reverter o sucateamento das instituições de fiscalização do trabalho. Estou pronta para participar da reconstrução, que se dará com uma soma de esforços. A SRTE vai atuar para construir negociações coletivas justas e inclusivas, visando uma sociedade mais justa”, destacou dra. Fátima.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, também esteve presente no evento, reafirmou a disposição do governo Lula de fortalecer a democracia e as relações de trabalho avançadas. “Vivemos o momento do Brasil da esperança para o povo brasileiro e vamos atuar para gerar empregos de qualidade e para que as novas tecnologias sirvam para melhorar a vida das pessoas. Para isso, será necessário muita mobilização social. Certamente, a Superintendência, com Fátima Freire à frente dará sua contribuição”, enfatizou.

O secretário do Trabalho da Bahia, Davidson Magalhães, projetou uma parceria com a SRTE e Ministério Público do Trabalho. “Quando assumi a primeira vez a pasta, foi quando o governo anterior acabou o Ministério do Trabalho e Emprego. Mesmo assim, atuamos para valorização do trabalho na Bahia. Vamos implantar a Rede Estadual do Trabalho Decente nos 27 territórios de identidade e outras medidas de qualificação profissional. A reconstrução do Brasil para pela reconstrução de boas relações de trabalho e dos direitos sociais. Parabéns, Fátima Freire, e conte com a Setre para muitas ações conjuntas”, disse.

Além de várias entidades e dirigentes sindicais, fizeram parte da mesa, os deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal, do PCdoB; a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães; a secretária da Mulher, Elisângela Araújo; desembargador Renato Simões, do TRT 5ª Região; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Luis Carneiro; a vice-presidente da OAB-Bahia, Christianne Gurgel; o presidente da Amatra 5, Guilherme Ludwig; e Magno Lavigne, do MTE.

Informações: CTB-BA